Artigo – Por John Piper
Quando se trata de alcançar nossos membros da família não salvos, precisamos ser mais assertivos ao falar a verdade para eles, enfatizou John Piper na conferência de 2019 da The Gospel Coalition no início deste mês.
Em seu sermão na conferência, Piper, um conhecido teólogo reformado, explicou a urgência que os crentes deveriam sentir ao compartilhar a palavra de Deus com seus entes queridos que não são crentes.
Piper explicou que existem cinco caminhos para os crentes tomarem ao explicar a urgência na mensagem do Evangelho.
1. Relate as boas novas
A primeira coisa que Piper exortou os crentes a fazer foi contar aos incrédulos a história das boas novas. Ele lembrou a sua audiência que ainda há muitas pessoas ao redor do mundo que não sabem quem é Jesus, nem sabem quanto impacto ele pode ter em suas vidas.
Eles podem ter ouvido falar de Jesus, ou visto alguém compartilhar versos bíblicos nas mídias sociais, mas eles podem nunca ter ouvido a mensagem da graça que todos nós estamos desesperados para ouvir. Comece simplesmente compartilhando com eles.
2. Suplique com eles
Em segundo lugar, Piper pediu ao público para implorar a perda de membros da família. Você primeiro lhes contou as boas novas, agora você precisa dizer-lhes a seriedade do Evangelho, ele disse. Compartilhe com eles como Ele sofreu por nós, compartilhe com eles como Ele morreu por nós e compartilhe com eles como Ele ressuscitou para nós.
“Você não vê? Esta é a maior pessoa que já existiu ”, disse Piper. “Isso é beleza. Isso é glória. Isso é valor. Isso é tudo. Você não vê?
3. Avise-os
A terceira dica que Piper deu foi para alertar os entes perdidos sobre os perigos de não conhecer Jesus. Piper pediu ao público que ficasse sério com os incrédulos, para contar-lhes sobre o dia em que Jesus retornará e o peso que eles levarão para a eternidade se não O reconhecerem nesta vida.
Ele ainda exortou os crentes a enfatizarem por que a vida na Terra é apenas passageira, que a eternidade é para sempre, e por que guardar tesouros na Terra não é nada comparado ao que o Céu promete.
Mateus 19: 28-29 diz:
“E disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no seu glorioso trono, também vos assentareis sobre doze tronos, julgando as doze tribos de Israel . E todo aquele que deixou casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou fazendas, por amor de Meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna ”.
4. Prometa-lhes alegria
A quarta coisa que Piper instrui o público a conversar com seus entes queridos não salvos é sobre a alegria que está por vir. Depois de lhes contar sobre a vida eterna, Piper diz para contar-lhes sobre a glória que virá do retorno de Jesus – que é importante para os cristãos negar a si mesmos e olhar para Deus.
Piper citou Marcos 8: 34-38, em que Jesus pede que a multidão pegue suas cruzes e O siga. Ele insta a multidão a fazê-lo e deixar para trás suas vidas mundanas.
“Diga-lhes que negar esse ego é sabedoria, alegria, esperança eterna”, disse ele. “Certifique-se de que eles sabem que o único eu que está sendo negado é o ego da total loucura de desejar a aprovação do homem sobre um milhão de anjos e o Pai e o Filho. Insane . Louco . Loucura .
“Não deixe que eles se prendam à autonegação a não ser o que Jesus quer dizer”, acrescentou Piper. “Há absolutamente um eu a ser negado, mas esse eu matará sua alegria para sempre.”
5. Fale honestamente sobre o sofrimento
Por último, mas não menos importante, Piper insta aqueles na platéia a falar abertamente e honestamente sobre o sofrimento. Certifique-se de não revestir o cristianismo e apontar que os cristãos sofrerão nesta vida.
Piper aponta que Jesus sofreu por ser cristão, assim como muitos outros na Bíblia, incluindo Paulo.
“Se o Deus todo-governante, controlador, soberano e misericordioso estava tecendo um tecido de beleza e esperança de sofrimentos, rejeição, assassinato e ressurreição do Filho do Homem – se ele estivesse tecendo, costurando, em sua soberania, um tecido de horrores sobre horrores de rejeição pecaminosa e assassinato pecaminoso, um tecido de beleza e um tecido de esperança – então você não acha que ele pode e vai tecer os pedaços rasgados de sua vida, e fora do emaranhado linhas de sua vida, uma linda tapeçaria para a sua glória?
Como Piper disse em sua mensagem, ele encorajou a audiência a não só orar por seus entes queridos, mas também orar com eles.
“Diga a eles com sinceridade. Diga-lhes com compaixão. Diga a eles em oração ”, disse ele. “Diga-lhes que Jesus Cristo morreu pelos pecadores e está voltando.”