Da Redação JM Notícia
Na sexta-feira (6) Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e não descarta a ideia a ser candidato à Presidência do Brasil.
Através do Facebook, o ex-ministro declara que não sabe qual será sua posição na eleição de outubro, mas se filiou para não perder o prazo, caso deseje se candidatar ao posto de presidente do país.
Como os partidos têm até 15 de agosto para apresentarem o pedido de registros de candidatos, Barbosa prometeu tomar uma decisão final mais para frente, até porque o PSB não se mostrou interessado em lançar um nome para a Presidência.
“A muitos pode parecer paradoxal, mas das conversas com o PSB construiu-se um entendimento que, no fundo, me traz um certo conforto e propicia mais tempo para reflexão na tomada de uma decisão final. É que, embora uma parcela considerável das lideranças do partido externem simpatia pela minha filiação, o fato é que, em total transparência, o PSB deixou claro que não me garante de antemão a legenda para uma possível candidatura à Presidência da República”, escreveu.
No texto, Barbosa ainda diz que não se decidiu sobre participar ou não da eleição, mas que achou por bem se filiar por conta dos prazos exigidos pela legislação eleitoral que pede no mínimo seis meses de filiação partidária.
O presidente da sigla, Carlos Siqueira, elogiou o ex-ministro durante a cerimônia de filiação que aconteceu em São Paulo, dizendo que Joaquim Barbosa é um “homem público honrado, de trajetória admirável, que vem reforçar e qualificar os quadros do partido”. Ainda segundo ele, Barbosa foi importante por discutir pautas progressistas na corte, trazendo um “significativo avanço civilizatório da sociedade brasileira”.
Ainda que não tenha declarado se irá ou não disputar as eleições, Barbosa já é apontado como um dos presidenciáveis que agradam o público brasileiro, tanto que na última pesquisa Datafolha ele apareceu com pontuação de 3% a 5% das intenções de voto, em diferentes cenários com candidatos diversos.