Na noite desta segunda-feira, 21, aconteceu o debate da TV Norte Tocantins (SBT), entre os candidatos Eduardo Siqueira Campos e a candidata Janad Valcari. Na ocasião, Janad afirmou que lamentou a postura de seu adversário Eduardo Siqueira (Podemos), que levou uma suposta filha do marido dela, Ordilei Valcari, para tentar intimidá-la.
“Todo relacionamento tem altos e baixos. Inclusive, o senhor foi casado várias vezes. Ele [Ordilei] nunca fugiu das responsabilidades. Se ele for pai dessa moça, ela vai ganhar também mais uma mãe”, garantiu, acrescentando que Ordilei é “um homem lutador e um marido atencioso”, e que juntos construíram uma família, “sem nunca precisar de mesadinha”.
Preparada
Durante todo o debate, Janad demonstrou ser a mais preparada para administrar a capital. Além de apresentar as melhores propostas para a cidade, em vários momentos ela deixou o adversário completamente sem saída. Quando ele tentou intimidá-la, acusando-a de destinar recursos para a banda Barões da Pisadinha, da qual é uma das proprietárias, ela o desafiou. “Se o senhor encontrar uma emenda [parlamentar] minha para a banda, eu desisto da disputa”.
Aliados
No bloco em que os candidatos fizeram perguntas entre si, Janad questionou Eduardo sobre sua relação com uma lista de pessoas, a exemplo de Mario Amaro, ex-diretor da Odebrecht, que revelou em acordo de delação premiada ter repassado propina a políticos tocantinenses, entre eles Eduardo. “Não tenho que dar explicações sobre essas pessoas”, respondeu o candidato.
Para “refrescar a memória” de Eduardo, ela respondeu sobre todos os nomes. Um deles, Denis Amui, foi denunciado pelo Ministério Público Estadual em 2018 por corrupção ativa, organização criminosa e fraude em licitação no Detran-TO, entre 2012 e 2013; e o empresário Rossini Aires, investigado na Operação Apia, que teria repassado propina a Eduardo.
Transporte público
Em resposta à candidata no primeiro turno, Lucia Viana (Psol), sobre o transporte público, Janad lembrou que conhece a realidade enfrentada diariamente pelos usuários do sistema, por ter andado de ônibus. “Nós queremos trazer empresas [de ônibus] para a capital, com ônibus novos, que passem em Buritirana e pontualmente em Taquari; pontos de ônibus e estações com boa estrutura”, defendeu, e destacou que prefeitos aliados de Eduardo tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram.
“Eu tenho orgulho do meu passado, de ter usado o transporte público, que na minha época já era ruim e está pior. Eu quero trazer o melhor transporte público para Palmas. Ele [Eduardo] começou a andar agora na cidade, porque não gosta de trabalhar, como quando era deputado [estadual]”.
MEI
Questionada por um eleitor sobre suas propostas para os Microempreendedores Individuais (MEIs), Janad salientou que é empresária e que comunga com os empresários da capital as “dores e alegrias de empreender”. Sua gestão, garantiu, vai criar linhas de créditos especiais para os MEIs e pequenas empresas, além de estruturar a Casa do Empreendedor.”
Avenida Tocantins
Sobre a Avenida Tocantins, em Taquaralto, Janad reafirmou seu compromisso de alargá-la e melhorar os estacionamentos, já que o modelo atual foi imposto “goela abaixo”, pelo ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), aliado de Eduardo. Além disso, implantar banheiros públicos e bebedouros ao longo da avenida, sempre dialogando com os empresários.
Saúde
Na área da saúde, um dos principais gargalos da capital, Janad destacou sua proposta de construir o Hospital Municipal, fortalecer as farmácias municipais, construir uma Unidade Pronto Atendimento (UPA) na região norte, entre outras. A candidata também criticou seu adversário, por desconhecer a realidade enfrentada pelos usuários da saúde do município, e que, quando Eduardo foi o “primeiro ministro” do Estado montou tendas no Hospital Geral de Palmas.
Vices
No bloco em que os candidatos a vice-prefeito se confrontaram, Pedro Cardoso recordou a sua atuação como parlamentar em prol de políticas públicas para os neuro divergentes e garantiu que serão construídas duas Casas do Autista em Palmas, uma na região sul e outra na região norte, para garantir atendimento adequado aos autistas e suas famílias. “A casa do autista é necessária para atender esse público. Nós vamos dialogar com os pais de autistas, para encontrar as melhores soluções”, propõe.
Considerações finais
Nas considerações finais, Janad disse estar preparada para fazer as mudanças de que a cidade precisa. “Deu para perceber quem é que está desequilibrado nesta campanha. O outro candidato continua atacando, porque não tem proposta. Se uniram para tentar desconstruir minha imagem, para que vocês tivessem medo de mim, mas quem tem medo de mim são eles, porque sabem que se eu encontrar coisas erradas, vou botá-los na cadeia. Eu tenho a bancada federal, o governador Wanderlei Barbosa, os senadores Eduardo Gomes (PL) e Professora Dorinha (UB) para construir creches em tempo integral, a duplicação da Teotônio Segurado e a ponte do Bertaville.”, concluiu.
Com informações Ascom Janad Valcari