Estão abertas até as 18 horas desta terça-feira, 18, as inscrições para a seleção de servidores ao Curso de Primeiros Socorros para Agentes Comunitários de Saúde. A qualificação profissional é oferecida pelo Instituto Vinte de Maio (IVM), por meio da Escola de Gestão Pública de Palmas (EGP), sendo ofertadas 20 vagas para a capacitação, que será realizada em turma única, com carga horária de 30 horas, nos dias 24, 25, 26 e 27 de outubro próximo. As aulas serão realizadas no prédio do IVM, localizado à Quadra 405 Sul, Av. LO 09, HM 06, Lote 03 (Av. do antigo aeroporto de Palmas).
O objetivo do Instituto Vinte de Maio é capacitar os agentes comunitários de saúde no atendimento ao suporte básico de vida e primeiros socorros, de forma que eles possam prestar serviços com cada vez mais eficácia e eficiência à comunidade.
Para se inscrever, os interessados deverão comparecer à Escola de Gestão Pública, acompanhados dos seguintes documentos: Ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada pelo servidor, com anuência da chefia imediata; cópia de documento de identificação com foto; e termo de compromisso, devidamente preenchido e assinado pelo servidor. Tanto a ficha de inscrição como o termo de compromisso estão anexados ao edital da seleção, podendo ser acessado no link: CONFERIR
O processo de análise e seleção e publicação do resultado preliminar está previsto para o dia 19 de outubro. Após prazo para interposição de recursos, no dia 21 a Escola de Gestão deverá fazer a análise e divulgação do resultado definitivo. São critérios de seleção: pertencer a cargo ou função que tenham relação com a área da qualificação oferecida; possuir maior tempo admissional no Município de Palmas; e ter realizado inscrição primeiro.
Curso
O curso faz parte do Programa Servidor Multiplicador e será ministrado pelo instrutor Emmanuel Calisto da Costa Brito. No conteúdo programático estão assuntos como: Ética e Legislação; primeiros socorros; sinais vitais; cuidados de biossegurança; segurança de cena; manejo de vias aéreas superiores; desobstrução de vias aéreas superiores; compressões torácicas; controle de hemorragias; trauma ósseo; imobilização de membros; trauma de abdômen/ trauma de tórax; reconhecimento dos sinais de AVC; acidentes com animais peçonhentos; desmaio; queimaduras/insolação; intoxicação exógenas; dentre outros.