Na semana passada, a Primeira Igreja Batista de Curitiba recebeu 29 ucranianos refugiados que chegaram ao Brasil fugindo dos ataques russos.
Mulheres e crianças foram recebidos pela igreja e depois enviados para Guarapuava, o interior do Estado, onde ficarão abrigados nas casas de membros de diversas denominações evangélicas até que o Governo do Paraná providencie casas na cidade de Prudentópolis, conhecida como a maior colônia ucraniana no país.
Além dos irmãos paranaenses, evangélicos de outros estados estão se unindo para oferecer abrigo para as famílias ucranianas.
A Igreja da Cidade, em São José dos Campos (SP), recepcionou 40 ucranianos que chegaram no último sábado (26) vindos das cidades de Kiev e Mariupol.
Seis famílias ficarão na cidade e irão morar em casas alugadas com o apoio dos fiéis da igreja. As demais irão para outras idades do país.
A cidade de Mogi das Cruzes (SP), também se prepara para receber refugiados que foram acolhidos pelos integrantes da igreja evangélica Manancial da Fé, do pastor Márcio Marques.
O grupo deve chegar no dia 5 de abril e deverão permanecer um ano na cidade sob os cuidados dos religiosos, que ficarão encarregados de lhes garantir alimentação, moradia, escolas para as crianças, além de um salário mensal para facilitar a integração entre os brasileiros.