Uma aeronave que transportava cerca de 300 quilos de skunk foi apreendida no Aeroporto Internacional de Belém, levantando questionamentos sobre a propriedade e o uso do avião pela Igreja do Evangelho Quadrangular do Pará. A igreja confirmou ser a proprietária da aeronave, que está sob sua posse há três anos e é principalmente utilizada para o transporte de pastores pelo estado. No entanto, a Quadrangular deixou bem claro que um prestador de serviço terceirizado acessou a aeronave sem permissão, o que está sendo investigado em um inquérito aberto para esclarecer os fatos.
A Igreja do Evangelho Quadrangular foi estabelecida em 1923 em Los Angeles, Califórnia, e completa 50 anos de atuação no Pará em 2023. A primeira igreja Quadrangular no estado foi inaugurada em 1973, no bairro do Reduto, em Belém. O fundador da Quadrangular no Pará é o pastor Josué Bengtson, que também foi deputado federal. Vale destacar que o pastor Josué Bengtson é tio de Damares Alves, atualmente senadora, que afirmou que a própria igreja reportou o caso à Polícia Federal.
O avião em questão é utilizado pela igreja há três anos para o transporte de pastores e, durante a pandemia, também foi empregado intensamente no traslado de enfermos. Segundo Paulo Bengston, ex-deputado federal e membro do conselho nacional e estadual da Igreja Quadrangular, bem como secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, a aeronave já foi ocasionalmente utilizada para “pequenos transportes de terceiros” por meio de acordos de permuta de voos. No entanto, ele ressaltou que esta é a primeira vez que ocorre algo semelhante e que aguardam a conclusão da investigação, confiantes na punição de todos os envolvidos.
Nota da Igreja:
Carta à Igreja!
Amados irmãos, sobre o ocorrido com o monomotor Bonanza, de propriedade da Igreja, é fato que:
– um rapaz, que já prestou serviços de limpeza na aeronave, procurou o nosso piloto querendo fazer um voo para levar, segundo ele, algumas peças de trator para uma cidade do interior.
– tarde da noite do dia 26 esse rapaz acessou a aeronave, sem autorização do hangar e nem nossa, e colocou a carga no interior da mesma.
– Quando soubemos que ele havia feito isso sem nossa autorização, achamos a atitude muito suspeita. Acionamos a Policia Federal, fizemos a denúncia e pedimos as devidas providências.
– A PF prontamente agiu e a ação foi bem sucedida. O rapaz foi preso e a carga foi apreendida. Foi aí que viemos saber qual era o conteúdo.
– O que aconteceu foi algo muito sério e nos entristece ver a forma irresponsável que algumas pessoas estão divulgando o fato. Tentar envolver a liderança da Igreja no ocorrido é, no mínimo, agir de má fé.
– Agradecemos a PF pela brilhante atuação. Agradecemos àqueles que nos procuraram para saber a verdade e agradecemos, acima de tudo, ao nosso Deus por esse livramento. A paz!
CONSELHO ESTADUAL DA IGREJA QUADRANGULAR
Com G1