Com um grupo de aproximadamente 80 irmãos liderados pelo pastor Gerson Vila-Bôas, foi formada a Igreja Batista Betel no dia 14 de julho de 1967. Agora em 2017, a Igreja completou 50 anos de organização eclesiástica. Durante a celebração, a Igreja contou com uma vasta programação com a realização de cultos especiais, orações e louvores com a participação das mais 40 igrejas e congregações presentes na capital e no interior do estado.
Com mais de 3 mil fiéis, a comunidade Betel, ao longo desses 50 anos escreveu sua história como a Casa de Oração, mas também é marcada como a Igreja que investe no ensino da palavra de Deus. Há 30 anos, o pastor Gerson Vilas-Bôas fundou o Seminário Superior de Teologia e Missões que oferece os cursos médio e Bacharel em Teologia. Até o ano de 2016, formou mais de 1000 líderes de várias igrejas e alfabetizou mais de 12 mil jovens e adultos na capital e no interior do estado de Sergipe.
Em cinco décadas, a Betel criou programas de rádio e de TV e lançou mão da rede Web, levando a palavra de Deus a todos os lugares. Desde o dia 04 de junho que a igreja celebra o Jubileu de Ouro com cultos, evangelização, louvores, batismo, ceia, e , doações de sangue por parte dos líderes e fiéis. A programação se encerra no dia 23 de julho na sede da Betel em Aracaju.
“O objetivo é pregar a Cristo, que transforma o homem, dando-lhe a certeza da salvação e inserindo na sociedade, recuperado e ajudando em sua restauração. Temos pessoas em todos os estados brasileiros e em vários países que já congregaram na Igreja Batista Betel”, pontua pastor Gerson ao agradecer pelos 50 anos de missões.
Pastor Gerson Vila-Bôas
Gerson Vilas-Bôas nasceu no dia 1º de novembro de 1934, na fazenda Cajazeiras, município de Lage, Bahia. Pertencente à família batista do Sr. Manuel Vilas-Bôas e D. Rosa Peixoto Vilas-Bôas, os quais tiveram oito filhos, dos quais, três estão vivos. Mas essa história de amor ao evangelho começou com a chegada do missionário batista norte-americano, Salomão Ginsburg, levado pelo Sr. João Barbosa, à Fazenda Sete Voltas, de seus avós maternos, Sr. Francisco Peixoto e Sra. Júlia Gonçalves Peixoto.
Gerson Vilas-Bôas, aos 11 anos de idade, converteu-se ao Protestantismo. Ajudava seus pais financeiramente, vendendo tecidos na Loja A Bahiana, de propriedade do Sr. Almir Peixoto. Aos 13 anos, ele e a família mudaram-se para o município de Ibicuí e, lá, trabalhou em outra loja de tecidos, do Sr. Antônio Moura.
Em 1952, com 18 anos, seguiu para o Colégio Taylor-Egídio, instituição batista, na cidade baiana de Jaguaquara, com o objetivo de concluir o Ensino Fundamental e, no ano de 1958, finalizou o Ensino Médio. Durante o período que estudou, conseguiu levar suas três irmãs, Nalva Vilas-Bôas, Júlia Vilas-Bôas e Celidalva Vilas-Bôas, a estudarem também na mesma instituição.
Em 1959, sua visão empreendedora o levou a estudar em um dos melhores e maiores seminários de Teologia do país, o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, localizado na cidade de Recife. Antes de finalizar o curso, que possuía duração de quatro anos, foi consagrado ao pastorado. No dia 21 de julho de 1961, assumiu a Igreja Batista do Engenho do Meio, na capital pernambucana. Naquela cidade, ele conheceu sua esposa, a carioca Nádia Fraga Vilas-Bôas. No ano de 1965, o casal veio morar em Aracaju. Possui duas filhas, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento e, Rosa Raquel Vilas-Bôas Moura; dois netos, Gerson Vilas-Bôas Neto e, Raquel Vilas-Bôas Moura; e, os genros, Jorge Carvalho do Nascimento e, Francisco Quintino de Moura.
Além do curso superior de Teologia, o Pr. Gerson Vilas-Bôas possui graduação em Pedagogia (1971, UFS) e em Filosofia (1971, PUC/PE), cursos de especialização em Orientação Educacional (UFS), Ocupação Profissional (FGV) e, em Psicologia (UFS). Além disso, é Doutor em Teologia (23/07/2003), em Eclesiologia (26/10/2006) e, em Divindade (28/12/2005), pela Faculdade de Ensino Teológico de São Paulo. Possui também um Pós-Doutorado em Teologia, com ênfase em Judaísmo Messiânico (28/10/2010), pelo Seminário Internacional de Teologia, de Ituiutaba, Minas Gerais.
Em 1983, assumiu a função de Secretário de Administração Geral da Convenção Batista Nacional/CBN e passou 12 anos à frente dessa organização implantando igrejas, congregações, seminários, creches e orfanatos no Brasil e em 12 países. Durante a sua gestão, foi comprada a sede da CBN no coração de Brasília, além de nove terrenos e uma chácara nos arredores da Capital Federal.