Cirurgias do aparelho digestivo, colecistectomia e hernioplastia foram os procedimentos realizados na terceira campanha de cirurgias eletivas do Hospital Regional de Miracema (HRM). O evento, em que ocorreram as primeiras cirurgias por videolaparoscopia, da unidade, aconteceu no sábado, 03, e nove pacientes dos municípios de Palmas e Miracema passaram por procedimentos cirúrgicos.
Segundo informações da unidade hospitalar, dos pacientes atendidos, oito formam regulados pela Central de Regulação do Estado (SISREG) e um de urgência. “A iniciativa busca reduzir a fila de espera dos pacientes eletivos, aqueles que não têm risco eminente de morte, não urgentes, mas que necessitam de procedimento cirúrgico”, explica a diretora geral do HRM, Maria da Penha Bandeira.
Ainda segundo a diretora, “foi imprescindível à participação de toda equipe bem como o Dr. Ricardo Rocha Coelho Moraes (Direção Técnica); Dr. Pedro Paulo Abrão Martins de Oliveira (Direção Clínica); Dr. Dhyogo Paulo Severo Silva (Coordenação de Cirurgia) e a parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que disponibilizou o equipamento Torre de Videocirurgia”, destacou.
+ Funcionários fantasmas são apreendidos pelo pela Polícia Civil em Araguaína e Sampaio
+ Naturatins é alvo de investigação do MP por licenças emitidas para desmatamento
A atuação das equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) também foi elencada por Penha. “Contamos com farmácia e almoxarifado abastecidos de medicamentos, materiais e insumos hospitalares necessário para o bom funcionamento, graças ao comprometimento da Secretaria”.
Morador de Palmas, Ailton Pereira da Silva afirmou que “estava há anos na fila e vim aqui para Miracema, fui muito bem recebido e agradeço a força de todos e o andamento do procedimento e espero que a recuperação seja a melhor possível”.
Equipe
A equipe desta campanha foi composta pelos médicos: Dr. Itágores Hoffman I, Dr. Dhyogo Paulo Severo Silva (Coordenadores da Campanha),Dr. Paulo Marcio Royo Mota- Anestesista, Dr. Jobel de Souza Egito, Além da equipe de enfermagem, maqueiro e auxiliares de limpeza.
Os procedimentos ainda tiveram a colaboração voluntária dos residentes do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo da UFT, Dr. Alfredo Arantes e a instrumentadora Mayara Rodrigues.