O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito no Brasil e no mundo. Por tal razão, a direção do Hospital-Geral de Palmas (HGP) alerta a população sobre a importância de atitudes positivas no trânsito para a redução do número de acidentes. Conforme o Escritório da Qualidade do HGP, de janeiro a abril deste ano, o Pronto-Socorro do Hospital-Geral de Palmas (HGP) realizou 642 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito.
O médico ortopedista do HGP, Ronaldo Rêgo Rodrigues, explica que “pacientes politraumatizados podem ter associados traumas do sistema musculoesquelético, traumatismos cranianos ou toracoabdominais. O HGP dispõe de equipes médicas multidisciplinares, entre os quais ortopedistas, cirurgiões-gerais, neurocirurgiões, bucomaxilos e equipe multidisciplinar para apoio, cuidados e suporte ao paciente como equipe de enfermagem, serviço social, psicólogas, fonoaudiólogas, fisioterapeutas entre outros”, ressalta.
Para o diretor Leonardo Toledo, “os acidentes de trânsito, além de superlotar a unidade hospitalar, ainda causam transtornos na rotina do paciente traumatizado. Outra questão relevante a se destacar é o elevado gasto público com internações e procedimentos de alta complexidade, por isso a importância da sociedade se sensibilizar com o trânsito. O HGP, considerado uma unidade é referência para os municípios tocantinenses, dispõe de uma equipe qualificada no serviço de ortopedia e traumatologia, que realiza diversos procedimentos de alta complexidade”.
O paciente Edmilson Cirqueira foi vítima de acidente de trânsito em Paraíso do Tocantins. “Eu pilotava a moto indo para casa e fui atropelado por um carro. Com fratura exposta, fui encaminhado para o HGP e realizei cirurgia imediatamente no centro cirúrgico. Que as pessoas possam ter mais cuidado, não infringir as leis de trânsito para evitar acidentes”, declara.
Edição: Thâmara Cruvinel
Revisão Textual: Marynne Juliate
Foto: Luciana Barros/Governo do Tocantins