O Ministério dos Transportes publicou nesta terça-feira (24) uma portaria que decreta situação de emergência para a reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada na BR-226, entre os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). A medida tem como objetivo acelerar o processo administrativo para contratação da empresa que será responsável pelo projeto e pela execução das obras ainda em 2024.
A nova ponte deve receber investimentos superiores a R$ 100 milhões e ser concluída em até doze meses. Além disso, a empresa contratada fará uma avaliação sobre a necessidade de outras intervenções na região.
A ponte Juscelino Kubitschek, que ligava os estados do Maranhão e Tocantins, desabou no último domingo (22). Desde o ocorrido, equipes do Ministério dos Transportes têm trabalhado para identificar as causas do acidente, responsabilizar os envolvidos e oferecer apoio às vítimas e suas famílias.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) anunciou a abertura de uma sindicância para investigar as causas do desabamento. Segundo o diretor-geral do órgão, Fabrício Galvão, a comissão designada para a apuração realizará sua primeira reunião nesta quinta-feira (26).
“Esta sindicância foi instaurada hoje pela diretoria colegiada do DNIT e já começa seus trabalhos na próxima quinta-feira, quando toda a comissão vai se deslocar para o local do desabamento e começará a fazer a coleta dos documentos necessários para as apurações. Inclusive pretendemos acionar órgãos externos ao DNIT para participarem dos trabalhos”, afirmou.