Da Redação JM Notícia
O Governa do Tocantins anunciou a reforma administrativa nesta sexta-feira (01) com várias medidas para colocar o Tocantins nos trilhos, entre as ações, está a redução dos contratos temporários na estrutura do Governo do Tocantins.
De acordo com a reforma anunciada, o Estado do Tocantins, que possuía 24.322 contratos temporários de pessoal, a partir da reforma administrativa, passará a ter apenas 12.161 contratos.
A estrutura organizacional, que possuía 1.851 cargos, a partir da reforma administrativa passará a ter 1.567, uma redução de 15,34%. Referente aos cargos de assessoramento especial, que eram 1.751, agora serão 1.066, diminuindo em 39,12%.
Redução de Custeio
Os ajustes feitos pelo Governo, em relação aos decretos citados, no ano de 2018, renderam aos cofres públicos do Estado uma economia de R$ 32.841.048,10. Esses custos dizem respeito à redução de gastos com diárias, telefone fixo e móvel, passagens, combustível, frota de veículos oficiais, materiais de consumo de expediente, água e energia.
Para o ano de 2019, o Governo pretende continuar a reduzir contratos de aluguéis e agrupar unidades, preferencialmente em prédios próprios ou cedidos sem custos para o Estado; reduzir a quantidade de carros locados; implantar o sistema de monitoramento de transportes e combustíveis com cotas específicas conforme o uso do veículo; suspender contratos de consultorias e serviços especializados; reduzir consumo de água, energia e material de expediente; reduzir viagens e diárias; aperfeiçoar e integrar os sistemas administrativos; reduzir a reprodução de cópias e similares; renegociar contratos de fornecedores; e suspender despesas com buffet, confraternizações e similares.