Da Redação JM Notícia
O meia amazonense Cristiano, que trilhou boa parte da carreira em Portugal, defendendo o Sporting, e no Amazonas, onde defendeu Nacional, São Raimundo e Manaus, decidiu abandonar o o futebol em 2014, aos 31 anos. O motivo? Aceitou Jesus!
Atualmente morando em Manaus, com sua esposa e duas filhas, Cristiano exerce ‘seu chamado’ diariamente, é pastor em uma igreja evangélica do bairro Petrópolis, Zona Sul da Capital Amazonense. No resto do tempo, ajuda o pai com um comércio de frutos do mar, conta ele ao G1.
– Me aposentei porque tinha acabado de aceitar Jesus. Comecei a me reconciliar com Cristo ainda na Europa. Quando cheguei ao Amazonas, fiquei ainda mais perto do senhor e me afastei dos pecados carnais. Me arrependo de ter um dia me distanciado do Senhor pelas coisas do mundo, por soberba… Mas voltei para o caminho do Senhor e hoje estou feliz comigo. Hoje eu vivo para igreja – disse ele em entrevista.
Cristiano (meio) posa com fiéis em (Foto: Arquivo pessoal)
O ex-jogador do Sporting, de Lisboa, até recebeu proposta para voltar aos gramados de futebol. Ele diz, no entanto, que o retorno ao Amazonas, de alguma forma, desestimulou sua carreira futebolística. Para Cristiano, a desvalorização do futebol no Estado é muito grande.
– Não estou triste porque me aposentei. Me aposentei por vontade de Deus. Eu tinha proposta para voltar para Europa, ir para outro lugar, mas optei ficar por aqui. Acredito que a vontade de me aposentar deveu-se muito a qualidade do futebol amazonense. Tinha coisa que não me agradava, muito amadorismo. Isso me afastou mais do campo. Não gostava de algumas situações, principalmente por ser jogador da terra – comentou, sem se estender no assunto.
Questionado se ainda pode voltar a ter alguma ligação com o mundo da bola, ele não descartou ser técnico no futuro. Mas, no momento, além de pastor, ele ajuda seu pai gerenciando comércios de frutos do mar. E é com esse dinheiro que mantém a família.
– Meu pai está com 56 anos, não aguenta mais aquele mesmo ritmo de trabalho. Então eu ajudo ele com o comércio, gerencio as lojas. Atualmente sustento a minha família com o dinheiro que adquiro no mês no trabalho com ele – finalizou.
Quem é?
Cristiano foi revelado pelo Nacional-AM em meados de 2002. Depois de ser destaque na base, e defender o clube até 2005, se profissionalizou e rumou para o São Raimundo-AM, quando disputou a Série B do Campeonato Brasileiro. Após bom rendimento no Tufão, o atleta recebeu sua primeira proposta para fora do país e foi para o futebol português, lá defendeu o Paços de Ferreira. Beira-Mar, Vitória de Setúbal e Sporting. Também pela Grécia, no Paok. Voltou ao Brasil, para o Criciúma, em 2012, e voltou ao Amazonas em 2014.