Por William da Luz
Durante movimentado evento nesta última quarta-feira dia 20, na residência do pré-candidato a prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia – PV, o pré-candidato a vereador pelo PRB, Geovane dos Santos, aproveitou o momento para confirmar suas pretensões em busca de uma cadeira no legislativo portuense.
A reunião contou com a presença de importantes autoridades políticas como a deputada federal Professora Dorinha – DEM, que declarou seu apoio a pré-candidatura de Joaquim Maia, juntamente com o presidente do DEM, em Porto Nacional, Olimpio Mascarenhas, o evento contou ainda com a presença do deputado estadual Ricardo Ayres, que reafirmou o compromisso com Porto Nacional em busca de uma nova alternativa de mudanças, dos vereadores Ronivon Maciel – PT, Geylson – PMDB,Jefferson Lopes – PMDB, lideres partidários, movimentos classistas, religiosos e sociedade organizada.
Diante da oportunidade, Geovane dos Santos afirmou que tem procurado conversar com a população em torno de seu nome ser uma alternativa na câmara portuense, apontando o apoio do Deputado federal César Hallum, presidente do PRB no Tocantins, que recentemente juntamente com a deputa federal Dorinha, representou o Brasil na Turquia, onde o Brasil foi campeão dos jogos mundiais estudantis. “Tenho esses lideres como exemplo, pessoas que busca me espelhar”. Tem apoio também do deputado estadual Ricardo Ayres, que tem reafirmado a condição que o mesmo possui devido a luta que exerce como representante popular. “Ricardo é sem sombras de duvidas um dos deputados mais atuantes e próximo do povo do Tocantins”, disse.
Perseguição, Prisão, Exclusão e retorno
No dia 12 abril de 2012, ficou marcado em minha memória e do então Major Chaves, fomos presos de forma injusta por ordem superior do comando, após assinarmos um oficio que ao meu ver foi mal interpretado, quando o documento simplesmente tinha o cunho de respeito a nossa classe quando não tivéssemos nossos direitos respeitados, porem ficamos reclusos e posteriormente expulsos da PM, porem com a graça de Deus, mais tarde, no dia 30 de julho de 2013, fomos anistiados e reintegrados a corporação, em uma decisão publicada no diário oficial do estado do Tocantins.
Um filho seu não foge a luta
Geovane dos Santos, Nascido em Porto Nacional, é militar, geógrafo e oriundo de movimentos estudantis desde a adolescência, é tido como um símbolo da resistência dentro dos movimentos classistas no estado do Tocantins, foi eleito por dois mandatos presidente da ACS-TO, hoje APRA – Tocantins ,associação dos praças militares do estado do Tocantins, durante o período que esteve a frente da instituição conseguiu o apoio inconteste da categoria e foi responsável por reivindicar a valorização dos militares e a busca por melhores condições de trabalho e reajuste salarial. Uma das grandes conquistas de Geovane, ainda como presidente, foi a oportunidade de ver o programa habitacional militar sendo concluído, dando oportunidade de moradia para os associados que ainda não possuem casa própria.
A luta continua
Geovane dos Santos reafirma que tudo que passou foi em nome da defesa dos direitos adquiridos pela classe que defendia, “ Eu creio que o homem não pode temer defender seu povo, fui militante classistas e quero entrar na vida pública para defender o povo de Porto Nacional e legislar em seu favor”.