Da redação
Os motoristas que trafegam pelas ruas de Araguaína perceberam que o fluxo de veículos aumentou. Estacionar no centro da cidade é uma tarefa difícil. Alguns passam horas tentando encontrar uma vaga. Uma lei municipal que regulamenta o estacionamento rotativo na cidade foi sancionada em 2010, mas ainda não foi colocada em prática.
Segundo o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran), a quantidade de automóveis nas ruas cresceu cerca de 30% nos últimos quatro anos. Em 2014, eram mais de 90 mil veículos. No ano passado, essa quantidade saltou para 115 mil.
“Já paguei dois estacionamentos hoje, de R$ 4 cada porque às vezes é jogo rápido, mas você não acha vaga de jeito nenhum. Então você é obrigado a pagar”, argumentou o comerciante Wellington Ribeiro.
E na disputa por uma vaga, muitos motoristas e motociclistas que não encontrar lugar acabam cometendo infração de trânsito. Estacionei num local proibido, posso até ser punido por isso, mas o jeito é arriscar porque não tem local adequado para estacionar”, disse o motoboy Felipe Rodrigues.
“A gente tem uma dificuldade grande de estacionar, para descarregar a mercadoria, poderia disponibilizar pelo menos uma vaga por quarteirão para colocar carga e descarga”, disse o representante comercial Washington Martins.
Em nota, a prefeitura disse que o projeto de implantação da zona azul está sendo avaliado pelo Departamento de Engenharia da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito. A implantação é prevista para os próximos meses após a realização de outros projetos de sinalização e melhorias da infraestrutura de vias no centro da cidade.
(Com G1 TO)