O governador da Flórida, Ron de Santis, assinou o projeto de lei que proíbe u ensinar ideologia de gênero nas escolas, texto antes aprovado pela Câmara de Representantes e do Senado do Estado.
O texto é bastante complexo, autorizando, por exemplo, que pais processem instituições que se debrucem sobre esses tópicos.
Outro ponto interessante da lei é que as instituições de ensino mantenham o ensino apenas no respeito da orientação sexual e identidade de gênero.
“O projeto de lei que assinei oferece proteção aos pais, garantindo a transparência curricular nas escolas. Na Flórida, estamos capacitando os pais”, escreveu o governador republicano no Twitter.
Conhecido pelos críticos como projeto “Don’t say gay” [não diga gay], o texto causou muita polêmica e ativistas LGBTQ+ se colocaram contra o projeto que acabou sendo aprovado e sancionado.
Até o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou a lei da Flórida chamando-a de “projeto odioso” que vai “impactar negativamente a vida das crianças.