Filme ‘Rodovia Bíblica’ explora o ‘cinturão bíblico original’ em Israel por onde Jesus e Abraão caminharam

O berço da história do Antigo e do Novo Testamento em Israel é o ponto de partida para um longa-metragem chamado “Rota 60: A Estrada Bíblica”, que está programado para estrear na segunda-feira em 1.500 cinemas dos EUA em todo o país. 

O ex- secretário de Estado dos EUA Mike Pompeo , um cristão evangélico, e David Friedman, filho de um rabino que serviu como embaixador dos EUA em Israel, são os guias do filme ao longo de uma estrada repleta de acontecimentos bíblicos espetaculares e de história. 

Pompeo disse à Fox News Digital: “David Friedman e eu caminhamos por onde os profetas e Jesus viajaram. De Nazaré a Berseba, a Rota 60 mostra onde os eventos da Bíblia aconteceram. não quero perder isso.” 

Pompeo e Friedman percorreram a estrada de 240 quilômetros de norte a sul na Terra Santa. 

Friedman e Pompeo em Betel na Judéia. (Caylan Crouch/TBN)

 

Friedman afirma no início do filme que a Rota 60 em Israel é “a estrada que Abraão, o pai das nações, percorreu como o primeiro crente no monoteísmo” e “É uma estrada percorrida por Jesus, a figura central do Cristianismo  . 

O embaixador disse: “A Rota 60 segue o antigo caminho de Nazaré a Berseba. Ela conecta muitos locais sagrados e eventos bíblicos, no que poderia ser chamado de cinturão bíblico original”.  

Em entrevista à Fox News Digital, Friedman disse que o filme apresenta “as perspectivas de um judeu e de um cristão”. 

A Rota 60 atravessa a Judéia e Samaria, os antigos nomes bíblicos judaicos da região. “No final das contas, além de ser um local de disputa, é também um local de grande santidade para o povo da fé judaica e da fé cristã ”, observou Friedman.

O filme é ideia de Friedman, que o chamou de “um filme muito edificante e espiritualmente revigorante” porque a Rota 60 “abriga uma porcentagem muito alta de nossos heróis e histórias bíblicas”. 

Os ex-funcionários do governo Trump caminham no Monte Eybal, em Samaria. (Caylan Crouch/TBN)