Os benefícios corporativos não obrigatórios por lei são considerados bem-vindos no dia a dia do colaborador. Além de iniciativas como oferecer cartão vale alimentação e plano de saúde, outros adicionais têm se mostrado importantes não só para o trabalhador, mas também para sua produtividade na empresa.
A preocupação com a saúde mental e física dos trabalhadores, principalmente depois da pandemia do coronavírus, também tem estimulado as organizações a incluírem em seus pacotes de benefícios um passe para a realização de atividade física. O Gympass, por exemplo, é um benefício corporativo que oferece uma rede de academias, estúdios, aulas, personal trainers e aplicativos de bem-estar para colaboradores.
Nesse contexto, empresas que olham e cuidam de forma integral de seus colaboradores e investem em exercícios físicos como um dos pontos para a qualidade de vida tendem a ganhar com o aumento da produtividade dos seus funcionários.
Concentração e motivação para trabalhar
Uma pesquisa realizada em julho de 2022 pela Universidade de Bristol, do Reino Unido, avaliou 200 pessoas em um dia com atividade física e outro sem. Segundo o estudo, 21% dos participantes mostraram maior poder de concentração nos dias em que realizaram exercícios; 41% demonstraram maior motivação para trabalhar e 25% terminaram suas tarefas antes do prazo.
O blog do Gympass também destaca as vantagens da prática de exercícios físicos para o empregador. Segundo o portal, pesquisas comprovam que “a cada US$ 1 investido na saúde dos empregados, há o retorno de US$ 4 para a empresa, com o aumento da produtividade”.
Além disso, o mesmo portal cita que organizações que estimulam seus funcionários a praticarem atividades físicas tendem a perceber a diminuição do absenteísmo por motivos de doença e de afastamentos mais longos.
Especialistas da área de recursos humanos confirmam esses benefícios e elencam outras vantagens para as empresas oferecerem aos trabalhadores algum benefício relacionado à atividade física: mais disposição para trabalhar por parte do trabalhador, sensação de bem-estar no ambiente de trabalho, equilíbrio emocional e melhor desempenho profissional.
Empregado também sai ganhando
No Guia de Atividade Física para a População Brasileira, criado pelo Ministério da Saúde, a prática de exercícios físicos é destacada como de grande importância para o pleno desenvolvimento humano.
Segundo o documento, as atividades físicas contribuem para o controle do peso; a diminuição da chance de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres e de doenças crônicas, como a diabetes, pressão alta e doenças do coração; e a promoção da interação social.
Profissionais da área da saúde, como educadores físicos e médicos, indicam exercícios físicos para a melhora da flexibilidade, da respiração e do humor; para o fortalecimento dos ossos e da musculatura; diminuição da possibilidade de estresse, ansiedade e depressão – doenças que, nos últimos tempos, se tornam comuns entre os brasileiros.
Dicas para começar uma atividade física
O colaborador que recebe algum tipo de benefício da sua empresa que o estimule para a prática de atividades física deve aproveitar a oportunidade e não ser vencido pelo cansaço ou falta de motivação.
Para o funcionário que, por algum motivo, não esteja tão animado a praticar atividade física, uma dica é convidar um ou mais colegas de trabalho para fazerem exercícios juntos. Essa ação contribui para que se animem mutuamente.
Para quem optar por realizar a atividade após o trabalho, o ideal é não passar em casa ou em outro lugar, pois o cansaço e o desânimo tendem a aparecer nesses momentos. Dessa forma, vale preparar uma mochila com roupa e tênis adequado e levar para o trabalho.
Para quem trabalha em home office, ter uma rotina com horários específicos e organizar as tarefas do trabalho e os outros afazeres é essencial. Por isso, é recomendado separar um horário na agenda para praticar um exercício físico. Para quem não deseja sair, existem aplicativos fitness que oferecem atividades físicas e de bem-estar para realizar em casa.