Lazarus Chakwera, ex-chefe das Assembleias de Deus do Malawi , uma das maiores denominações cristãs do país, venceu as eleições com 58% dos votos, segundo a Comissão Eleitoral do Malawi na noite de sábado.
Ele venceu o atual presidente Peter Mutharika, que ficou em segundo lugar com 1,7 milhão de votos. A participação dos eleitores foi de 65%.
O país está fraturado após 13 meses de protestos de rua contra os resultados das eleições , mais de um ano atrás, em maio de 2019, que foram cancelados pelos tribunais.
+ 109 anos da Assembleia de Deus: CGADB convoca fieis para Semana de Oração e Jejum
“Aceito este chamado para servi-lo, pois tenho um dever vinculado a Deus”
Após sua vitória, o Presidente Chakwera falou sobre o sonho “que nos une, que é para desfrutarmos da prosperidade compartilhada, não apenas da liberdade”.
No entanto, “chegou a hora de irmos além do sonho. Todos devemos acordar, porque é hora de sair do sono e tornar nosso sonho realidade “, acrescentou.
“Prometo administrar bem o Malauí, porque essa é a recompensa mais segura que há muito tempo está em ruínas, cheia de buracos de ganância e corrupção. E, ao fazer essa promessa, estou aceitando esse chamado para servi-lo com alegria e medo do azevinho, pois sou um dever vinculado a Deus e por Deus e por todos vocês ”, disse ele.
Chefe e professor da Escola de Teologia Assembleias de Deus
Formado em Artes, Chakwera obteve seu bacharelado e mestrado em Teologia pela Universidade da África do Sul em 1991. Nos Estados Unidos, ele recebeu um doutorado para se tornar professor no Seminário Teológico Pan-Africano por muitos anos.
Ele também presidiu a Escola de Teologia Assembleias de Deus de 1996 a 2013 , na qual também foi professor.