Ícone do site JM NOTÍCIA

Ex-executivo do Google faz alerta sobre inteligência artificial: “Estamos criando Deus”

A singularidade tecnológica, ou seja, a hipótese de que a inteligência artificial um dia superará a dos humanos e assumirá o poder sobre eles, está bem encaminhada e chegará em breve, segundo um ex-executivo do Google

Em entrevista ao The Times , Mo Gawdat, ex-gerente de negócios da organização anteriormente chamada Google X, que trabalha com inovações relacionadas à robótica e inteligência artificial, expressou seus temores pela humanidade. Ele acredita que a inteligência geral artificial (AGI), o tipo de IA todo-poderosa que você vê em obras de ficção científica, como a Skynet do filme “Exterminador do Futuro”, é inevitável. E quando isso acontecer, a humanidade poderá enfrentar um apocalipse provocado por máquinas divinas, relata o site.Futurismo.

Leia também: Ex-funcionário denuncia que Google limita alcance de sites conservadores

Mo Gawdat diz que teve essa revelação enquanto trabalhava com engenheiros do Google X no desenvolvimento de braços mecânicos capazes de pegar uma pequena bola. Após um período de lento progresso, o ex-executivo diz que viu uma das máquinas pegar uma bola e segurá-la como se quisesse mostrar aos desenvolvedores do que ela era capaz. “Foi quando percebi o quão assustador era realmente”, disse Mo Gawdat, que deixou a empresa em 2017. “Isso me congelou completamente”, lembra ele. “A verdade é que estamos criando Deus”, acrescentou.

O empresário e escritor americano, autor do livro “A Fórmula da Felicidade”, concorda com a opinião de outras pessoas que trabalham na indústria de tecnologia, como o famoso chefe da Tesla e da Space X, Elon Musk, sobre os perigos que podem representar uma inteligência artificial descontrolada.

Com LessentFiel

Sair da versão mobile