Uma noite emocionante e inesquecível de louvor, orações e cânticos marcou o início das comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante, no dia 23 de Outubro, na Ópera do Arame, em Curitiba. Promovido pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), o evento reuniu mais de 1,8 mil pessoas do Paraná e de Santa Catarina e lembrou o movimento de 31 de Outubro de 1517 deflagrado pelo então monge católico Martinho Lutero e que resultou em profundas mudanças religiosas, sociais, políticas, culturais e econômicas, que se refletem até hoje no mundo. A mensagem em destaque do encontro, intitulado Celebração dos 499 anos da reforma protestante, foi o texto de Romanos 1.17, fundamental para todo o processo reformista: “O justo viverá pela sua fé”.
A abertura da celebração, transmitida ao vivo pelo Facebook e seguida por mais de 3,8 mil expectadores, foi feita pelo secretário do Distrito Paraná Leste da IELB, Ives Möller, que saudou a todos os presentes. Ele destacou que as 95 teses de Lutero levaram à mais profunda reforma religiosa, colocando um ponto final na cobrança das indulgências praticada pela Igreja Católica. “Hoje é impossível imaginar que há 499 anos os cristãos pagavam para ter o perdão por seus pecados”, disse, acrescentando ainda que Martinho Lutero tornou possível o acesso às sagradas escrituras e a louvar profundamente um único Deus, sem intermediários.
A seguir, o Pastor Walter Wolf, conselheiro Distrital da IELB, fez a invocação dos fiéis. Em uníssono e sob muitos aplausos, as mais de 180 vozes do União Coral realizaram a entrada festiva e emocionaram a plateia, com cântico composto por Wilson Faustini. Regido pelo entusiasmado maestro Martinho Lutero Klemann, da orquestra da cidade de Joinville (SC) e também contrabaixista da Camerata Antiqua de Curitiba, o coral foi formado por integrantes das congregações da IELB de Curitiba, da Igreja Presbiteriana, da Regional da Matriz e da congregação São Paulo, de Guarapuava (PR).
Ao dar prosseguimento à celebração, o Pastor Cristiano Mendes (IELB) conduziu a oração confessional, destacando os principais pontos da teologia de Lutero como, por exemplo, o arrependimento e o perdão. Ovacionado pelos presentes, assinalou que o arrependimento deve ser contínuo e ininterrupto e frisou que “todo e qualquer cristão que se arrepende verdadeiramente pelos seus pecados, sente pesar por ter pecado, tem pleno perdão da pena e da dívida, perdão esse que lhe pertence mesmo sem breve de indulgência”. A música “Regozijai” foi apresentada na sequência com a participação dos fiéis, que cantaram emocionados a composição de Charles Kirby.
“O momento é de reforçar o movimento defendido por Lutero e prestar um tributo a ele. Registramos a consolidação da volta às escrituras sagradas que se achavam esquecidas e compreendemos a verdade da fé. Fé na obra de Deus”, acentuou o Pastor Juarez Marcondes Filho, secretário executivo da Igreja Presbiteriana do Brasil, ao fazer sua saudação. Para ele, este evento que comemora os 499 anos da Reforma Protestante e prepara as celebrações do seu cinquentenário, é histórico. “Aqui temos a dádiva de unir em um mesmo espaço diversos segmentos em torno de um único princípio: disseminar a palavra de Deus”, falou, conclamando os presentes para agradecer a oportunidade cantando “Te Agradeço”, canção de Dennis Jernigan.
Antes do público louvar a Jesus com a música “Grandioso és Tu”, de Stuart Hine e Carl Boberg, os presentes ouviram o texto bíblico Romanos 3.21-28, lido em Braille por Sérgio Rene de Assis. Visivelmente comovido ao fazer a leitura, Assis foi responsável por um dos momentos mais marcantes e reflexivos da noite. As pausas efetuadas enquanto fazia a leitura em Braille prenderam a respiração da atenta plateia, revelando a grande dificuldade pela qual passam as pessoas com deficiência no Brasil – bem como a bênção da superação destas adversidades.
Em seguida, o conselheiro da Liga de Leigos Luteranos do Brasil, Pastor Adelar Munieweg (IELB), começou sua mensagem reiterando a leitura em Braille, destacando ainda que as pessoas devem prestar atenção em uma palavra grega de apenas três letras: “mas”. “Devemos dizê-la de uma forma mais positiva, pois conforme ela é dita acaba com tudo que queremos e pensamos”, frisou. A profunda mensagem proferida pelo Pastor Adelar sensibilizou o público, que voltou para casa com pensamentos mais claros em relação aos ensinamentos de Deus. A seguir, foi feita a confissão de fé com a leitura do Hino “Credo” (232) do Hinário Luterano, e que reforça a crença em Deus e em seus propósitos.
Depois da oração, o Pastor Jacson Müller (IELB) convidou a todos para ouvirem a leitura bíblica Efésios 2.8-10, em alemão (língua natal de Lutero) e em português, e a refletirem sobre a mensagem, que fala da importância da fé salvadora. “… Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus, para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas…”. A leitura foi seguida pela apresentação da música “Bendito seja o Cordeiro”, traduzida por Gilson Campos.
Caminhando para o final da cerimônia, o Pastor Nelson Lautert (IELB) conduziu a oração geral. Frisou que é necessário colocar em prática a palavra de Deus e seguir o caminho da paz, progresso e ordem. “Oremos para que tenhamos capacidade de testemunhar a fé e disseminar as escrituras sagradas para atingir mais pessoas. Oremos pelo bem-estar do nosso semelhante”, concluiu. Após a leitura da oração, foi apresentada a canção que expressa o mais profundo pensamento de Lutero, o hino Castelo Forte: “Que a Palavra ficará, sabemos com certeza, e nada nos assustará, com Cristo por defesa; se temos de perder os filhos bens, mulher, embora a vida vá, por nós Jesus está, e dar-nos-á seu Reino”.
As comemorações encerraram-se com a benção ministrada pelos Pastores da IELB Nelson Lautert, Heldo Bredow e Valdo Weber, e com a apresentação da canção “Dai Graças”, de Martin Rinckost e Johann Crüger. Bastante emocionado, o Pastor Flávio Horlle, da Congregação Santa Cruz, de Ponta Grossa, aproveitou a ocasião e agradeceu a Deus por “ter proporcionado algo tão maravilhoso”, bem como enalteceu a presença de 120 pessoas do Distrito de Campos Gerais.
Ao fazer uso da palavra, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo; saudou os presentes e fez um tributo à Reforma Protestante, colocando a sede da Federação à total disposição para receber eventos das festividades dos 500 anos da Reforma.
Em sua fala, o presidente do COMEP – Conselho dos Ministros Evangélicos do Paraná, Bispo Cirino Ferro declarou que a “Marcha com Jesus, em 2017, que deve levar mais de 200 mil pessoas às ruas, terá como tema a Reforma Protestante”. O secretário do Trabalho e Emprego, Fernando Guedes, em nome do prefeito de Curitiba Gustavo Fruet, assegurou a liberação da Expo Renault, localizada no Parque Barigui, para ser a sede do evento dos 500 anos da Reforma Protestante, que será realizado em Outubro do próximo ano. O Pastor Izaías Porto, representando o governador Beto Richa, qualificou a solenidade como “feliz e maravilhosa, e que exalta o fervor pelos ensinamentos de Deus”, elogiando os músicos e instrumentistas e toda a programação, idealizada com muita dedicação e carinho.
Após parabenizar a organização do evento, o Deputado Estadual Pastor Gilson de Souza anunciou que o projeto de lei de sua autoria – que propõe tornar a data de 31 de Outubro como o Dia da Reforma Protestante – foi aprovado pela Comissão de Cidadania e Justiça, e segue agora para a apreciação do Plenário. “Tenho convicção de que a proposição passará tranquilamente e será aprovada pelos meus pares no Legislativo do Paraná”, transmitiu.
A noite de 23 de Outubro também foi marcada pela abertura da contagem regressiva dos 500 anos, firmada pelo Pastor Jonas Lindner (IELB) e por Cyrineo Dickel Jr., líder leigo do Distrito Paraná Leste da IELB. Os organizadores do evento fizeram questão de destacar a presença de instrumentistas das Igrejas Luteranas e do projeto de cordas do Colégio Estadual do Paraná, bem como das bandas de igrejas presbiterianas de Curitiba. Mais em https://www.facebook.com/LuteranosEmCuritiba/?fref=ts