Perry Noble, pastor da Second Chance Church em Anderson, Carolina do Sul, continua lutando contra o alcoolismo. O pastor sênior se abriu recentemente sobre como ele continua lutando contra a tentação, não apenas de beber, mas de beber “até o esquecimento” como uma fuga.
“Sou muito grato pelas pessoas incríveis que o Senhor colocou em minha vida”, escreveu Noble em um post no Facebook no domingo (18 de junho). Enquanto continua a confiar no poder e na graça de Jesus em sua jornada de recuperação, Noble frequentemente reflete sobre a importância de um sistema de apoio – família, amigos e sua comunidade da igreja – para fornecer amor, encorajamento e responsabilidade.
Depois de anos lutando contra o alcoolismo, Noble continua transparente em sua jornada de recuperação. Como pastor e amigo, ele tem milhares de seguidores. Recentemente, Noble compartilhou mais de sua luta – mesmo em uma tarde comum de domingo. Ele compartilhou: “Algo aconteceu ontem que fez minha mente girar!!”
O alcoólatra confesso disse: “E – eu queria beber!!”
Conhecendo a gama de interpretações que poderiam ser feitas a partir da breve declaração, Noble quis esclarecer. Ele interrompeu: “Pause – não ‘tome uma bebida’ ou ‘desfrute de uma gelada’, mas abra uma garrafa e beba até que eu literalmente desmaiasse, para não ter que lidar com as emoções que me atingiram como um tsunami. !!”
Noble continuou, “E não porque eu sou apenas ‘muito forte!’”
O pastor, marido e pai de uma passou a explicar. “Duas razões principais…
1—Minha esposa ( @repokis ) estava comigo, me ouviu, segurou minha mão e continuou dizendo que me ama!” Nobre não parou por aí. Ele também creditou a Second Chance Church, acrescentando: “Eu tinha que estar na igreja para pregar no culto das 17h – e SABIA assim que chegasse perto do meu povo que ficaria bem!!”
Após a reabilitação e aconselhamento, Noble não hesita em expressar um alto nível de autoconsciência. “Se eu estivesse sozinho – não há dúvida de que teria bebido até cair no esquecimento!!!” Ele mencionou.
“Mas não o fiz – por causa do poder de Jesus através de outras pessoas!!” Nobre continuou. “A afirmação ‘ não podemos fazer a vida sozinhos ‘ é verdadeira!!! Sou muito grato pelas pessoas incríveis que o Senhor colocou em minha vida!”
Milhares reagiram ao post de Noble e centenas comentaram sobre suas próprias histórias.
“Fique forte, pastor P. Quando tudo veio à tona sobre você não estar mais na igreja, minha família também descobriu que meu pai estava bebendo de novo”, compartilhou uma pessoa. “Ele estava em reabilitação alguns anos antes disso. Foi um período difícil por muitos motivos. Ele ainda não desistiu de beber. Você não pode fazer [a vida] sozinho. Todos nós precisamos do apoio de nossos entes queridos.”
Outro comentarista, que frequenta a Igreja Second Chance, escreveu: “Orando por você, Pastor P… O Espírito Santo está fazendo grandes coisas em e através de você e de nossa Igreja”.
Ela continuou: “Ao falar a verdade, ser transparente e vulnerável e convidar outras pessoas a entrar, você está ajudando muitos com Cristo a vencer batalhas! Grato por você ter vencido ontem, mas mesmo que não tivesse, nós o amaríamos e continuaríamos lutando ao seu lado.”
Em 2016, Noble foi demitido de seu cargo de pastor sênior da Igreja NewSpring em Anderson, Carolina do Sul. A megaigreja, fundada em 2000, citou o abuso de álcool de Noble e “outros comportamentos antibíblicos” para a remoção.
Noble escreveu: “Arrependimento não é quando uma pessoa muda seu comportamento, mas sim quando permitimos que Jesus nos mostre a vida através de Seus olhos, e não dos nossos… quando sentimos profunda convicção sobre o que fizemos”.
Noble continuou a dizer que, em vez de sentir culpa quando somos pegos, “a convicção é algo que é trazido ao longo do tempo pelo Espírito Santo … e SEMPRE tem o objetivo de nos corrigir, não nos condenar”.
Acreditando na graça de Deus e no trabalho transformador, Noble frequentou reabilitação e terapia ambulatorial. Ele ofereceu desculpas genuínas àqueles que magoou por meio de seu vício e comportamento.
No ano seguinte, ele fundou a Second Chance Church, onde continua a servir como pastor principal.