Escolas brasileiras registram casos de bullying semanalmente

No ambiente educacional
brasileiro é registrado, semanalmente, ao menos 10% de ações de bullying,
conforme o relatório Teacher and School Leaders as Lifelong Learners. Realizado
pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o estudo
foi feito a partir dos dados obtidos na pesquisa Teaching and Learning
International Survey (Talis). Professores de 48
países pertencentes à OCDE participaram dessa pesquisa.

No conjunto de países
da Talis 2018, 3% das escolas brasileiras enfrentam problemas de intimidação ou
ofensa verbal a professores ou funcionários, ao menos uma vez por semana. Continuando
com a comparação entre o Brasil, 28% dos diretores de unidades de ensino do
país apontaram casos corriqueiros de bullying e intimidação entre os alunos,
contra 14% reportado pelos outros países participantes da pesquisa.

pedagoga Sandra
Costa acredita que ações como palestras e debates são fundamentais para
amenizar e até conter atos violentos entre os alunos. Atuando como coordenadora
de uma escola particular, Costa ainda aposta que a união família-escola é de
extrema importância para o estímulo às boas atitudes entre os estudantes. “Na
instituição em que trabalho, conscientizamos os alunos contra o bullying na
matéria de ética e com projetos de não violência. A família também é convidada
a participar já que tem também um papel fundamental neste processo. Não adianta
o professor ajudar o aluno e família ficar fora”, explicou a pedagoga.

A profissional também
ressalta que o diálogo é um dos caminhos mais eficazes para combater o bullying
nas escolas, incluindo primordialmente entender a origem do problema e como o
aluno agressor deve se comportar. “Toda vez que um caso desse ocorre na nossa
escola, a gente procura conversar com o aluno e pede para que ele faça uma
reflexão e se coloque no lugar do colega. Com essa conversa a gente já percebe
uma grande mudança”, conclui Sandra.