Em uma semana do período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, cerca de quatro milhões de pessoas já se candidataram. O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na noite desta segunda-feira (13). Os interessados ainda podem confirmar a participação na Página do Participante até às 23h59 do dia 17 de maio.
Ao longo das 21 edições, o exame já recebeu mais de 100 milhões de inscrições. No último ano, houve 5,5 milhões de participações confirmadas no Enem 2018, das quais 3,5 foram contempladas com a isenção da taxa de inscrição.
Enem em Libras
Já foram disponibilizados o edital e o passo a passo da inscrição em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com o objetivo de promover a acessibilidade para pessoas surdas que desejam realizar a prova. As ações integram o Enem em Libras, que é “uma iniciativa da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep direcionada à comunidade surda que tem a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua”, diz o instituto.
Usar a nota do Enem 2019
Os participantes podem usar a nota do Enem 2019 para se inscrever em programas de acesso ao ensino superior. É o caso do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e também da graduação em Portugal. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também é uma opção para os estudantes.
Agência Educa Mais Brasil