Ícone do site JM NOTÍCIA

Dicas para desinfetar sua casa com vapor sem contato

Quando fazemos da tecnologia nossa aliada, ganhamos tempo e eficiência. E não seria diferente quando se trata da limpeza das nossas casas. Uma grande inovação nesse sentido é a desinfeção de vapor, em que a limpeza de superfícies é feita sem produtos químicos e sem contato com a sujeira, você economiza água e ainda reduz consideravelmente o tempo de trabalho, já que esses dispositivos têm alta capacidade de remover sujeiras incrustradas. Neste post, vamos explicar em que consiste esse tipo de limpeza e dar algumas dicas para começar a usá-la na sua casa.

O que é desinfeção a vapor?

As ações de limpeza são influenciadas por quatro fatores – ação química, ação mecânica, tempo de ação e temperatura – que devem estar em equilíbrio para garantir a eficácia da limpeza. Os equipamentos de limpeza a vapor permitem que você reduza de maneira significativa tanto o tempo de ação quanto a ação química, uma vez que esses aparelhos empregam o vapor a altas temperaturas e com pressão. Isso faz com que os resíduos sejam mais facilmente removidos das superfícies.

Existem diversos tipos de limpeza, como a higienização, a sanitização, a desinfeção e a esterilização. A desinfeção a vapor é uma importante aliada no combate a bactérias, vírus, fungos, esporos e outras partículas que são nocivas para a nossa saúde. Seu efeito antimicrobiano não depende da utilização de produtos químicos. Os dois fatores que garantem uma limpeza eficaz, nesse caso, são a pressão e a temperatura. A pressão é responsável por desprender a sujeira grudada na superfície. Quanto maior a pressão do dispositivo de desinfeção a vapor, maior será a eficiência da limpeza e menor será o tempo de serviço. A temperatura, por sua vez, assegura que o equipamento trabalhe com o máximo de pressão.

Dicas para desinfetar sua casa com vapor sem contato

A desinfeção a vapor é um método prático e ecológico que permite uma limpeza rápida, amiga do meio ambiente e segura para as pessoas e animais que vivem na sua residência.

Em primeiro lugar, escolha seu vaporizador observando se ele cumpre com as normas técnicas correspondentes e verifique suas especificidades técnicas, verificando para qual tipo de superfície o dispositivo é indicado; alguns são feitos para limpar grandes superfícies ou para superfícies mais complexas, por exemplo.

Antes de começar a usá-lo, consulte o manual do fabricante, analisando atentamente as instruções de uso e cuidados com o aparelho. Siga todas as orientações de segurança. Ao fazer a limpeza com vapor, use óculos de proteção, roupas e calçados apropriados para evitar queimaduras e ferimentos.

Consulte no manual como deve ser feita a limpeza em diferentes superfícies e materiais: pisos, azulejos, carpetes, tapetes, estofados, cerâmica, tecidos, acessórios de metal, vidros, espelhos, argamassa, utensílios de cozinha, entre outros. Verifique quais superfícies e materiais não devem ser limpos com o dispositivo.

Verifique também as modalidades de uso e a distância que deve ser mantida entre o aparelho e a superfícies. Para confirmar se o material que será limpo não vai desbotar ou deformar, faça um teste em uma pequena área que não seja tão exposta. É importante manter a máquina em movimento constante, evitando encharcar as superfícies. Por fim, para maior durabilidade, consulte no manual as condições específicas de armazenamento e manutenção do aparelho.

 

Sair da versão mobile