Como cristãos, sabemos que somos chamados a dar generosamente aos outros. Para igrejas locais, instituições de caridade ou amigos necessitados, não faltam lugares para os quais nossa generosidade pode ir. Embora existam muitos versículos bíblicos sobre doação, alguns deles, como Lucas 6:30 , podem nos deixar imaginando exatamente quanto Deus espera que doemos.
Diz: “Dê a todos que lhe pedirem, e de alguém que pegar suas coisas, não as peça de volta”. ( Lucas 6:30 NVI)
Com o exemplo de amor incondicional de Deus por meio de Cristo, certamente devemos estar dispostos a dar sacrificialmente também, certo? Mas isso significa que devemos dar aos outros tudo o que eles nos pedem? Vamos examinar este versículo e ver como ele se aplica aos seguidores de Cristo hoje.
Qual é o contexto de Lucas 6:30?
Lucas 6:30 se enquadra em uma passagem em que Jesus estava ensinando sobre amar seus inimigos. Ele estava dizendo a Seus discípulos para fazerem o bem, mesmo para aqueles que os maltratam. Também nesta passagem é encontrada outra versão da tão popular Regra de Ouro – “Assim como você quer que os outros façam por você, faça o mesmo por eles” ( Lucas 6:31 , Mateus 7:12 , CSB).
Neste conjunto de versículos, Lucas 6:27-36 , Jesus menciona muitas formas de dar àqueles que são considerados inimigos. Ele diz para amá-los, abençoá-los e orar por eles. Ele até diz para aceitar graciosamente os maus tratos e dar a eles as roupas que você está vestindo, se eles pedirem!
Embora possa parecer uma lista difícil de mandamentos a serem obedecidos, Ele não estava pedindo a Seus discípulos que fizessem algo que Ele próprio não faria. Considere os maus-tratos brutais que Jesus suportou em sua vida, especialmente na cruz , tanto por seus amigos quanto por seus inimigos. O que Ele realmente está fazendo em Lucas 6:30 é ordenar a Seus seguidores que sejam como Ele.
Isso foi antes do estabelecimento da Igreja, e Jesus estava em uma missão para mostrar ao mundo que Ele não era assim. Ele, sendo um com Deus, amou além do que o mundo poderia compreender e instruiu Seus seguidores a fazerem o mesmo. Seu lema era simples – ganhar almas para Deus é mais importante do que estar confortável. Uau!
Essencialmente, Ele estava nos dizendo para estarmos dispostos a dar nossas vidas se isso puder levar outros a Deus.
Como Vivemos Lucas 6:30 ?
Como exatamente isso se aplica hoje? Para a maioria de nós que vive em partes “mais seguras” do mundo, não estamos provando nosso amor morrendo sacrificialmente, pelo menos não no sentido literal. Tampouco estamos tentando estabelecer a Igreja durante uma época em que ninguém ouviu falar de Deus vindo à Terra como Jesus. Em vez disso, estamos a várias gerações de distância disso, ainda esperando impactar o mundo para Cristo e levar outros a Ele. Ele sabe que não podemos fazer isso sem nos parecermos com Ele, e é por isso que Ele nos ordenou amar, abençoar e orar por nossos inimigos. Por mais difícil que seja, quando alguém nos maltrata, em vez de buscar retaliação, devemos deixar que Deus cuide disso por nós e procurar permanecer pacíficos e amorosos.
No que diz respeito especificamente a Lucas 6:30 , Jesus quer que demos a quem nos pede algo. No entanto, o versículo não diz para dar tudo o que alguém pede. Essa é uma grande diferença, e temos que considerar a totalidade das Escrituras. Versículos como Colossenses 3:23 e 1 Coríntios 10:31 nos lembram que tudo o que fazemos deve glorificar a Deus. Isso inclui nossas doações.
Se alguém está nos pedindo para fazer algo que desonra a Deus, é claro que não devemos. Se uma pessoa ou grupo de pessoas está sempre precisando de nossa ajuda, tornando-nos indisponíveis para os outros, isso pode ser algo que desonra a Deus. Afinal, o versículo diz para dar a quem pede, não a uma pessoa que pede repetidamente.
Pode haver momentos em que Deus quer que apoiemos alguém por um tempo, mas isso não deve ocupar nosso tempo e recursos de tal forma que nos impeça de servir ou dar a alguém. Situações como essa podem ser difíceis de lidar, especialmente quando entes queridos estão envolvidos. Temos que orar por sabedoria divina sobre como ser bons mordomos dos recursos que Deus nos dá.
Que quadro geral Jesus estava ensinando?
Embora seja fácil focar no que Lucas 6:30 não está dizendo, é uma bênção entender o que ele está dizendo. Sempre temos algo para derramar e dar aos outros, mesmo quando sentimos que não. A passagem, Lucas 6:27-36 , menciona muitas maneiras de dar – emocional, espiritual e fisicamente.
Ouvir sem julgar, ajudar alguém financeiramente sempre que possível, orar por alguém que está passando por um momento difícil – essas são todas as maneiras pelas quais podemos dar a quem nos pede. Em vez de usar Lucas 6:30 para focar no que não temos para dar, podemos usá-lo para considerar todas as maneiras pelas quais realmente podemos dar .
Ao doar generosa e sacrificialmente aos outros, especialmente aos nossos inimigos, revestimo-nos do caráter de Cristo e somos abençoados por isso. O versículo 36 diz “…então será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é misericordioso com os ingratos e maus” ( Lucas 6:36 ).
Portanto, não, não devemos dar aos outros nada que eles nos peçam, mas devemos estar dispostos a dar algo a todos, mesmo aqueles que sabemos que nunca fariam o mesmo por nós. Este é o coração de Deus e Seu chamado para nós enquanto realizamos Sua agenda na terra. Com toda a honestidade, não é fácil manter essa mentalidade. A vida acontece, e muitas coisas podem nos fazer querer guardar em vez de dar, proteger em vez de compartilhar. Mas quando ficamos perto de Jesus por meio da oração , Sua Palavra e uma morte diária para nós mesmos, nos tornamos cada vez mais preparados para viver nossas vidas como Ele viveu a Dele.
Jasmine Williams, fundadora da Built To Be , é uma agente de mudança com paixão por Jesus e amor pela família. Como esposa, mãe de quatro filhos, educadora em casa e aluna do seminário, ela conhece os desafios e as recompensas de viver com propósito para Deus, mesmo nas épocas agitadas da vida.