Da Redação JM
Escolas no Reino Unido estão alertando pais que o desafio da boneca Momo — no qual jovens são induzidos a praticar atividades violentas e de automutilação — está sendo inserido em vídeos de YouTube relativos ao desenho animado Peppa Pig e ao jogo de videogame Fortnite. O desafio tem por objetivo induzir crianças e jovens em mídias sociais a adicionar um contato no Whatsapp ou jogos online e trocar conteúdos com desconhecidos. Assim como as escolas, autoridades manifestaram preocupação sobre o desafio, dizendo que ele pode ser usado por criminosos online para divulgar informações dos jovens. Nesta semana, escolas no Reino Unido começaram a publicar advertências em suas plataformas de comunicação, dizendo que foram contatados por pais preocupados com seus filhos.
De acordo com as escolas, os pequenos vídeos contendo a boneca ‘Momo’, representada por uma mulher com olhos esbugalhados, aparecem no meio de outros conteúdos vistos no Youtube e direcionados para crianças — como episódios do desenho animado Peppa Pig e partidas do jogo de videogame Fortnite. De acordo com os avisos, o mesmo acontece em vídeos da plataforma YouTube Kids, focado no público infantil.
Na terça-feira, a Haslingden Primary School, escola próxima à cidade inglesa de Blackburn, afirmou em um post no Facebook que estava sendo “cada vez mais alertada sobre vídeos inapropriados circulando on-line e vistos por alunos da escola.” A instituição explicou que um dos vídeos “começa inocentemente, como é o começo de um episódio de Peppa Pig”, mas que rapidamente se torna “uma versão violenta e com linguagem ofensiva”.
Ainda de acordo com a escola, outro dos vídeos continha a boneca Momo “envolta em uma máscara branca” induzindo crianças a realizar tarefas que colocavam a vida em risco — o que incluía desde vazar o gás de cozinha até tomar comprimidos sem contar para os pais. “Como podem imaginar, isso é muito angustiante para ser visto por crianças. Nós pedimos que prestem atenção quando seus filhos estiveram assistindo vídeos on-line”, afirmou ainda a escola.
Em um post similar no Facebook, a Haslingden Primary School, também no Reino Unido, alertou para os vídeos: “Hoje ouvimos de muitos pais preocupados e alunos sobre o terrível desafio da boneca Momo, que estaria aparecendo em vídeos para crianças no Youtube e causando pânico entre os jovens. Por favor, cheque o que seus filhos estão assistindo on-line”.
Seguindo essas reações, o National Online Safety (NOS), um grupo de especialistas em internet que aconselha escolas sobre segurança on-line, publicou uma lista de dicas para que pais possam proteger seus filhos. De acordo com o grupo, estratégias como dizer às crianças que a boneca Momo não é real, conversar com elas sobre comportamento on-line e utilizar controle de conteúdo nos aparelhos são boas saídas.