Nos primeiros 15 dias da atual legislatura, cinco deputados federais já apresentaram projetos de lei para proibir a adoção da linguagem neutra na rede de ensino. Os deputados Kim Kataguiri (União-SP), Dani Cunha (União-RJ), Roberto Duarte (Republicanos-AC), Coronel Chrisóstomo (PL-RO) e Delegado Marcelo Freitas (União-MG) propuseram medidas semelhantes em relação à proibição da linguagem neutra nas escolas.
O Supremo Tribunal Federal (STF) recentemente considerou inconstitucional uma lei estadual de Rondônia que proibia o uso da linguagem neutra nas escolas, entendendo que a legislação estadual não poderia legislar sobre o tema. Em resposta, o deputado Kim Kataguiri afirmou: “Por isso apresentei na Câmara dos Deputados um projeto de lei federal para proibir de vez essa ABERRAÇÃO IDEOLÓGICA nas escolas. Nossas crianças precisam estar preparadas para o futuro. Aprender matemática, física, programação etc e não essa baboseira criada pelas alas mais bizarras da esquerda”.
+ Pastor alerta pais sobre linguagem neutra nas escolas após sinal do Governo Lula: “retrocesso”
Em janeiro deste ano, um post da Agência Brasil que utilizou a linguagem neutra em sua escrita gerou críticas por parte de parlamentares conservadores. O título do post foi “Parlamentares eleites reúnem-se pela primeira vez em Brasília”.