O deputado federal Eli Borges, vice-líder do Solidariedade na Câmara dos Deputados, esteve reunido com a ministra Damares Alves nesta terça-feira (09) em Brasília.
Na ocasião, ambos trataram de projetos importantes para o Brasil que estão em andamento na Câmara dos Deputados. No Tocantins, Eli Borges e Damares já participaram anteriormente de palestras a favor da família.
Reforma da Previdência
A reforma da previdência está sendo votada nesta quarta-feira (10) e o deputado federal Eli Borges (SD-TO) usou a tribunal para afirmar que é favorável à reforma da Previdência, mas está que é contra o dispositivo que altera o cálculo de recebimento para pensão no caso de morte.
Segundo o texto apresentado pelo Governo Federal, o cálculo da pensão será reduzido, não sendo mais pago integralmente ao cônjuge. A conta partirá de 50% sendo acrescentado 10% para cada dependente.
No caso de um pensionista sem filhos, o benefício recebido será de 50% da parcela fixa que o segurado recebia, mais 10%. Para o pensionista com um filho, o valor pago será de 70% e assim por diante. Nesses casos, receberia a aposentadoria integral apenas o viúvo (a) que tenha 4 filhos dependentes.
“Voto a favor de quase tudo da Previdência, estou analisando alguns pontos, mas há um item que voto contra que é a pensão por morte, até valendo o resgate do direito do órfão e da viúva”, disse o parlamentar citando o texto de Deuteronômio 27:19 que diz: “Maldito aquele que perverte o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: amém”.