Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Política

Deputada Valderez participa de reunião do Conselho de Política Cultural do Tocantins

Na ocasião foram debatidas a utilização do recurso residual da Lei Aldir Blanco e o formato de distribuição dos recursos, a criação do edital de Premiação para Mestres e Griôs

Publicado

em

A deputada estadual Valderez Castelo Branco participou nesta terça-feira, 25, por meio de videoconferência, de uma reunião do Conselho de Política Cultural do Tocantins (CPC-TO). A parlamentar é membro efetivo e representa a Assembleia Legislativa por indicação do presidente Antônio Andrade.

Na ocasião foram debatidas a utilização do recurso residual da Lei Aldir Blanco e o formato de distribuição dos recursos, a criação do edital de Premiação para Mestres e Griôs, conforme critérios estabelecidos pelo CPC-TO para apreciação da ADETUC, entre outras pautas de interesse da classe cultural tocantinense.

Em sua fala, Valderez parabenizou o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Jairo Mariano, a Presidente Interina do CPC-TO, Meire Maria e a superintendente de Desenvolvimento da Cultura da Adetuc, Lorena Ribeiro, em nome de todos os demais Conselheiros, pela condução dos trabalhos do CPC-TO.

“Reforço meu compromisso, em nome de todos os demais deputados e deputadas e em especial do Presidente Antônio Andrade, de auxiliar nas ações deste Conselho. Estamos à disposição para contribuir naquilo que estiver ao nosso alcance”, declarou.

Mestres e Griôs

Ainda na reunião, Meire Maria solicitou apoio da parlamentar em um Projeto de Lei que garanta apoio aos mestres e griôs tocantinenses, que se baseiam na tradição oral para a transmissão de vivências e saberes culturais de uma comunidade. O mestre griô é reconhecido por, coletivamente, transmitir ensinamentos de geração em geração, com uma identidade própria de um povo. A deputada garantiu total apoio nesta matéria.

Também foi solicitado pela presidente que artistas não contemplados com recursos residuais da Lei Aldir Blanc, recebam apoio parlamentar para a produção de arte e cultura. Valderez disse que intermediaria este diálogo com os demais colegas parlamentares.

PUBLICIDADE