O pastor Ed René Kivitz, líder da Igreja Batista da Água Branca (Ibab), em São Paulo, anunciou o seu novo sucesso no último domingo (02/02). Trata-se do pastor Kenner Terra, ex-pastor da Igreja Batista Betânia, RJ.
A igreja de Ed René possui cerca de 2.000 lugares em seu único templo— em comparação a denominações que possuem milhares de templos e presença internacional.
Polêmico em suas declarações, o líder René Kivitz, gerou discussão ao divulgar, durante o natal de 2024, uma mensagem utilizando a expressão “todes”. O termo, associado à linguagem neutra, busca incluir pessoas que não se identificam como homem ou mulher, ou que se identificam como ambos.
Ele também foi expulso da Ordem dos Pastores Batistas Brasileiros (OPBB), por pregar contra a ortodoxia bíblica. Ele fez uma ministração no qual se referiu a Deus como “deus mãe” e usou expressões como “colo de Deus, do deus mãe” para descrever um lugar de acolhimento. Além disso, o pastor sugeriu uma quarta identidade na Trindade, ao se referir a Deus como “deus peito amamentando”. Essas declarações causaram indignação e críticas severas de líderes evangélicos conservadores do país.
Em 2020, durante uma de suas pregações na Igreja Batista de Água Branca, Ed René Kivitz, causou espanto no Brasil negando a doutrina da inerrância da Bíblia e afirmando que ela precisa ser “atualizada” para que gays deixem de ser condenados ao inferno.
“Vou repetir: olhar a Bíblia como um Livro insuficiente, um Livro que precisa ser relido, ressignificado, para que os princípios de vida que este Livro encerra, e que essa revelação encerra, que estes princípios de vida, eles saltem destas páginas promovendo libertação e justiça”, disse.
Pastor Jorge Linhares
Para o pastor Jorge Linhares, líder influente no meio evangélico no Brasil, Ed René é um oportunista: “Deixaram de ser sucesso e estão em decadência ministerial”, completou.