Da ética global da UNESCO à inovação local: como o Tocantins transforma o futuro da educação digital

O relatório de 2025 da UNESCO, intitulado “AI and the Future of Education – Disruptions, Dilemmas and Directions,” traça o panorama global da inteligência artificial (IA) na educação, definindo-a como uma força disruptiva que gera tanto esperança quanto tensão. A IA generativa marca uma ruptura histórica, transformando máquinas em agentes interativos (tutores, companheiros, professores), mas levantando dilemas profundos: o risco de cognitive offloading, a erosão do pensamento crítico e a amplificação das desigualdades de acesso, gênero e idioma.

O estado do Tocantins se destaca ao antecipar esses desafios globais com uma estratégia local robusta e baseada em princípios humanizados. Em vez de apenas reagir, o estado constrói ativamente o futuro da educação digital. O Plano de Educação Digital e Inovação Pedagógica da Rede Estadual do Tocantins (2025), que está em fase de elaboração em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), surge como uma resposta estratégica à Agenda Global 2030 (ODS 4), que busca assegurar a educação inclusiva e equitativa, e à Recomendação da UNESCO sobre a Ética da IA. Este plano orientador visa uma integração crítica, ética e inovadora das tecnologias digitais, priorizando a inclusão e a modernização dos ambientes escolares.

A materialização desses princípios é conduzida pela Superintendência de Educação Científica, Tecnológica e Profissional (SECTP) e, com participação da Gerência de Sistematização da Educação Híbrida e a Distância (GSEHD). A GSEHD é fundamental na integração de tecnologia, formação docente e indicadores, estruturando políticas que colocam o desenvolvimento integral e o bem-estar humano no centro da transformação digital.

Os avanços concretos evidenciam o compromisso do Tocantins com a equidade e a inovação:

  1. Acesso Ampliado: Foram disponibilizadas 135.556 licenças do Google Workspace for Education Plus. A ação beneficia professores e estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
  • Formação em IA e Ferramentas: O programa Gemini Academy, realizado em maio de 2025, formou cerca de 2.000 servidores, com foco em capacitar multiplicadores para difundir o uso da IA. O programa Canva for Education na versão institucional, implementado em junho de 2025, alcançou mais de 12.292 usuários ativos (até outubro de 2025) , registrando um crescimento impressionante de 485,56% no uso institucional.
  • Google Day – Bootcamp Pedagógico: Evento presencial, realizado em Palmas, promovido em junho de 2025 para técnicos das 13 Superintendências Regionais de Educação em parceria com o Google e a GetEdu, o treinamento capacitou mais de 50 profissionais em práticas pedagógicas inovadoras.
  • Sistemas Integrados: A GSEHD atua na integração do Sistema de Gestão Escolar (SGE) com o Google Sala de Aula, em execução, visando a criação automatizada de turmas virtuais para o segundo semestre de 2025.
  • Mapeamento de Competências: O Autodiagnóstico de Saberes Digitais Docentes (AVAMEC) permitiu monitorar a evolução dos educadores. Entre 2024 e 2025, os resultados apontaram um progresso no amadurecimento do uso pedagógico de tecnologias, com um crescimento nos níveis intermediários de apropriação tecnológica (Adaptação, Integração). Essa coleta de dados é crucial para o desenvolvimento de trilhas formativas contínuas e personalizadas.

Ao materializar os princípios globais de inclusão, ética e foco humanizado por meio de parcerias e políticas públicas, o Tocantins demonstra um caminho para além do dilema da IA, reafirmando que o avanço tecnológico deve servir ao propósito público da educação. O estado se posiciona não apenas em conformidade com as diretrizes internacionais, mas como referência de avanço nacional em uma educação digital que é, acima de tudo, inclusiva, ética e profundamente humana.

Assinado por Anderson Augusto Brito Burton, mestre em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas na Educação pela UFMT, e Gerente de Sistematização da Educação Híbrida e a Distância da SEDUC Tocantins.

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