Gev Iskajyan, diretor executivo do ANC-Artsakh, em uma entrevista recente com a Faithwire da CBN, expressou sua preocupação com a crise humanitária em curso em Nagorno-Karabakh, uma pequena região entre a Armênia e o Azerbaijão.
Há mais de 60 dias, manifestantes azerbaijanos bloquearam a única estrada de entrada e saída de Nagorno-Karabakh, impactando a vida de mais de 120.000 armênios étnicos que dependem dela para obter alimentos, remédios, energia e outros suprimentos vitais. Iskajyan alertou que a situação pode evoluir para um genocídio contra os cristãos armênios que vivem lá.
Iskajyan também explicou como a identidade religiosa entra na disputa mais ampla entre a Armênia e o Azerbaijão. Ele destacou que o cristianismo é parte integrante da identidade armênia desde o ano 300 DC, e que é um alicerce de sua cultura e identidade.
As advertências de Iskajyan acontecem ao mesmo tempo em que eventos importantes em torno do conflito de Nagorno-Karabakh se desenrolam, incluindo a ordem do mais alto tribunal das Nações Unidas na quarta-feira, para que o Azerbaijão desbloqueie o corredor e permita a livre circulação dentro e fora de Nagorno-Karabakh.