A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia começou a analisar pedidos de convocação e, além de chamar ministros, também pedirá informações sobre as ações do governo federal.
Nesta quinta-feira (29), os senadores aprovaram os requerimentos de informação propostos por Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, entre eles o que pede dados relacionados a um aplicativo do Ministério da Saúde que recomendava o uso de cloroquina.
“Solicitamos os registros de ações e documentos do governo federal relacionados a medicamentos sem eficácia comprovada, tratamentos precoces, inclusive indicados em aplicativos como TrateCov, plataforma desenvolvida pelo Ministério da Saúde”, apontou Renan.
Outro pedido aprovado é cobra informações sobre a crise sanitária no Amazonas. O colegiado requer que as autoridades sanitárias do estado encaminhem todos os pedidos de auxílio e de envio de suprimentos hospitalares, em especial oxigênio, e cobra respostas do governo federal.
A CPI também pede todos os documentos e atos normativos relacionados ao processo de aquisição de vacinas e insumos médicos.
Até o início da manhã desta quinta-feira, o sistema do Senado indicava que 288 requerimentos já haviam sido apresentados pelos senadores. Ao longo da reunião, porém, mais de 300 já estavam inseridos no sistema, incluindo pedidos de convocação e informação.