Joyce Lin, uma piloto missionária americana, morreu em um acidente na terça-feira, apenas alguns minutos depois que seu avião decolou para entregar suprimentos COVID-19 para vilarejos remotos na Indonésia. Ela tinha 40 anos.
Lin trabalhou para a Mission Aviation Fellowship, com sede em Idaho, cujos pilotos usam as aeronaves Cessna e KODIAK para transportar remédios, médicos, socorro, evangelistas, tradutores da Bíblia, suprimentos de comida, agricultura e outras coisas para áreas remotas ao redor do mundo para compartilhar “o amor de Cristo além onde a estrada termina.”
“A família da Mission Aviation Fellowship (MAF) está profundamente triste com a perda de seu colega e amigo, Joyce Lin”, disse o MAF em comunicado .
“Joyce estava respondendo às necessidades da vila de Mamit nas montanhas de Papua e a carga no avião incluía kits de teste rápido COVID-19 para a clínica local. Minutos após a decolagem, ela relatou uma emergência e a aeronave desceu ao lago Sentani. Joyce era a única pessoa no avião.
Lin, que estava pilotando uma aeronave MAF Kodiak, caiu após sua partida do aeroporto de Sentani, Papua, Indonésia. O porta-voz da polícia de Papua, Ahmad Musthofa Kamal, disse à NBC 4 que ela enviou um pedido de socorro e pediu para retornar ao aeroporto, mas a torre de controle perdeu o contato com ela. As equipes de resgate encontraram seu corpo no lago duas horas após o acidente, a uma profundidade de aproximadamente 13 metros. Foi o primeiro acidente fatal do MAF em 23 anos . Uma fonte local que disse que o acidente está atualmente sob investigação observou que Papua é uma das áreas de vôo mais difíceis do mundo por causa do terreno acidentado e do clima instável.
“Ela dedicou sua vida a transportar suprimentos humanitários e missionários para áreas de difícil acesso na Papua”, disse Kamal.
Lin, criado no Colorado e Maryland, começou a trabalhar com o MAF há dois anos. Antes de ingressar na organização, ela se formou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts com os títulos de Bacharel em Ciências e Mestre em Engenharia. Ela também recebeu um diploma de Mestre em Divindade do Gordon-Conwell Theological Seminary, onde aprendeu sobre a aviação missionária.
“Joyce adorava trabalhar para a MAF na Indonésia, onde atuou como piloto e especialista em suporte de TI em campo. Embora ela estivesse lá apenas dois anos – um em Java Central para a escola de idiomas e outro em Sentani -, seu impacto foi significativo. Joyce compartilhou repetidamente como estava cheia de alegria nas semanas antes de se juntar ao Senhor ”, disse o MAF.
Outros que conheciam Lin compartilharam pensamentos sobre sua vida nas mídias sociais.
(Com The Christian Post)