Palmas registra nesta segunda-feira, 29, mais 30 diagnósticos positivos para a Covid-19, após realizar 39 testes na rotina do dia anterior. Com a confirmação, o Boletim Epidemiológico informa que na Capital há 1.714 casos confirmados acumulados da doença, sendo que 1.031 (60,2%) pacientes estão recuperados, 19 receberam alta neste domingo, 28. Até esta segunda, 17 pessoas vieram a óbito pela doença no município, o que aponta a taxa de letalidade de 0,9%.
+ OMS diz que eventos religiosos estão ajudando a espalhar coronavírus
Até 12 horas desta segunda, Palmas contabiliza 11.840 notificações para síndrome gripal (SG), sendo que 4.985 diagnósticos foram descartados para o novo coronavírus. Do total de pacientes em recuperação, 647 (37,7%) pessoas cumprem isolamento domiciliar e 19 (1,1%) estão internados.
O Boletim Epidemiológico do dia anterior tem três casos a menos. A Vigilância Epidemiológica explica que um caso a mais trata-se de uma paciente que teve seus dados registrados em duplicidade no sistema. Os outros dois casos tratam-se de pacientes residentes de Porto Nacional e Lagoa da Confusão. Os casos foram encaminhados para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para serem contabilizados nos municípios de origem.
Dos 30 confirmados, todos cumprem isolamento domiciliar. Três possuem comorbidades ou fator de risco para agravamento da Covid-19 que podem estar ou não associados. Sobre a origem do contágio, 11 estão em investigação epidemiológica, dez tiveram contato com caso confirmado em Palmas e nove se contaminaram por transmissão comunitária.
Testes
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, na rotina de testes para diagnóstico do dia anterior foram realizados 39 exames. Desses, nove foram feitos no Laboratório Central do Estado (Lacen-TO) e três tiveram diagnóstico positivo. O Laboratório Municipal de Palmas testou três pessoas e nenhuma teve diagnóstico confirmado para a doença. Já a rede privada e as farmácias testaram 27 pacientes, todos tiveram confirmação para o novo coronavírus.
Taxa de ocupação
A taxa de ocupação hospitalar de Palmas chegou a 41,27%. Segundo o Boletim, 36,99% dos leitos clínicos públicos e privados exclusivos para tratar Covid-19 estão ocupados. Já a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) públicos e privados é de 47,17%.
Estado de saúde
A Capital soma 19 pacientes residentes da Capital internados com o novo coronavírus, destes seis são graves e 13 são estáveis. Há 22 pacientes de outras localidades internados em Palmas com a doença, sendo 13 graves e nove estáveis. Com suspeita da doença, há três pessoas de outras localidades internadas em Palmas. Residentes da Capital somam o total de oito pacientes.
Contágio
Sobre possíveis fontes de contágio do total de casos acumulados, a Vigilância Epidemiológica informa que 899 (52,5%) contaminaram-se por transmissão comunitária, 551 (32,1%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 93 (5,4%) foram infectados após viagem para outros estados, 92 (5,4%) estão em investigação epidemiológica, 72 (4,2%) contraíram o vírus após viagens para o interior do Tocantins e sete pessoas (0,4%) estiveram em viagem no exterior.
Situação nacional
Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que até às 18h30 deste domingo o Brasil apresentava 1.344.143 casos de Covid-19. O aumento do dia 30.476 casos, sendo 57.622 mortes. O total de óbitos do dia é de 552. A taxa de letalidade é de 4,3% dos casos confirmados.