Com o objetivo de evitar aglomerações e concentrações de pessoas em locais da cidade onde esteja ocorrendo o descumprimento das regras estabelecidas no decreto 1.856, que trata do isolamento social, a Prefeitura de Palmas decretou nesta sexta-feira (08) a possibilidade de fechamento de ruas e avenidas na capital. O decreto, assinado pela prefeita Cinthia Ribeiro e pelo Secretário da Casa Civil do Município, Edmilson Vieira, entra em vigor a partir de sua publicação.
Segundo a Prefeitura, a decisão considerou o “crescimento progressivo de contaminação pela COvid-19 na Capital desde o início desta semana, cujos registros de infectados ultrapassou dez novas infecções diárias“
Ainda segundo a gestão, a determinação do Decreto deve ser cumprida pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), e deve contar com a parceria das forças de segurança do Estado.
Além do aumento de casos da doença, a prefeitura afirma que a edição do Decreto Nº 1.889/2020 também considerou a identificação de concentrações excessivas de pessoas eu aglomerações em alguns pontos da cidade, situações que podem estar contribuindo para o alastramento da infecção.
De acordo com avaliação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), esta faz parte de um conjunto de medidas efetivas e preventivas adotadas pela Administração de Palmas para minimizar os riscos à população.
Segundo o decreto, a medida deverá ser adotada também quando for observado descumprimento de regras estabelecidas anteriormente, pelo Decreto 1856, de 14 de março, ou de outras normas editadas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.