Da Redação JM Notícia
A Primeira Igreja Batista de Curitiba realizará neste domingo (12) a gravação do CD e DVD do grupo musical formado por 60 crianças da escola Mitã Rory, da Kaiowá do Mato Grosso do Sul. O projeto é uma parceria com o Ministérios Pão Diário (MPD) e tem como objetivo de levantar recursos para a escola Mitã Rory e ajudá-la a divulgar as raízes culturais da nossa nação.
As canções serão gravadas na língua Guarani-kaiowá compostas (letra e música) pelos próprios indígenas. A nação Kaiwoá tem duas características muito fortes: a comunhão e a paixão por tornar tudo em música. Pesquisas e trabalhos de universidades da região do MS destacam que para o Kaiowoá o mais importante é viver em comunidade — das crianças aos idosos, todos gostam de cantar.
Segundo o diretor de Pão Diário, “o objetivo deste projeto é, além de incentivar o resgate a cultura indígena brasileira, arrecadar fundos para ajudar a escola Mitã Rory do Mato Grosso do Sul, que não tem nenhum auxílio do Governo, apenas da Missão Kaiowá”.
A Primeira igreja Batista da capital paranaense cedeu o local para o evento e o Centro Europeu patrocinou a criação e confecção de roupas para o coral — a coordenadora do curso de moda e antropóloga, Nicolle Gora, junto com cerca de 40 alunos trabalhou em uma grande pesquisa sobre a cultura Kaiowá para o projeto. “Participar de um projeto único como este foi enriquecedor para o time de moda do Centro Europeu”, disse Glaucia Rolim, coordenadora do Centro Europeu.
Sobre Ministérios Pão Diário
Uma ONG que tem projetos ao redor do mundo trabalhando o resgate social através de princípios bíblicos e valores éticos. Apoia o projeto Coral Mitã Rory (Criança Feliz no idioma Guarani-Kaiowá) desde 2009, quando o diretor da organização, Edilson Freitas conheceu o projeto. Edilson conta que a iniciativa da gravação de CD/DVD tem como principal objetivo o resgate da cultura indígena brasileira através da música.
SERVIÇO
Gravação Coral Mitã Rory
Data: 12/11/2017, às 19h
Local: Primeira Igreja Batista de Curitiba
Endereço: Bento Viana, 1200 – Batel, Curitiba (PR)
Entrada gratuita
Observação: A organização recomenda chegar cedo ao local — já que espera-se cerca de 4.500 pessoas para o espetáculo. A gravação terá a participação da banda da PIB Curitiba, orquestra formada por 40 crianças do espaço Vida e Música e um coro de 90 crianças da igreja.