Por Thais Araujo
O futebol é um dos esportes mais populares em todo mundo e também um dos que mais exige esforço físico de seus atletas. Além disso,eles estão expostos a uma série de adversidades como temperaturas extremas, altitudes diferentes do costume, chuvas, umidade e inclusive às limitações de seu próprio corpo.
Jogos de alta performance exigem uma excelente preparação física. Cerca de 70% do treino pode ser dedicado à ela e apenas 30% à área técnica. Isso está diretamente ligado à cobrança dos jogadores à tiros de velocidade, futuras lesões e à duração do jogo, com o mínimo de 90 minutos, sendo 45 corridos.
Com o alto grau de exigência, em caso de despreparo, além de lesões causadas nas disputas de bola, os jogadores podem apresentar mais cãimbras, dores com maior frequência, mal estar e outros efeitos que podem impossibilitá-lo na partida.
Como são muitas as mudanças que ocorrem nos jogadores, seja fisiológica, física ou mental, separamos um infográfico com curiosidades sobre as exigências e cobranças de um jogo em seus atletas.
Apoio: