Em uma reviravolta surpreendente, a Convenção Batista do Sul (SBC), a maior convenção de igrejas dos EUA, anunciou planos de negociar seguros e aposentadoria para pastoras, desafiando suas próprias crenças tradicionais sobre o papel das mulheres no pastorado.
Apesar da SBC não permitir mulheres em funções pastorais, a GuideStone Financial Resources, uma entidade da SBC, sediada em Dallas, assumirá a administração dos programas de reforma, seguro de saúde e benefícios auxiliares para a Igreja Metodista Global, uma denominação composta principalmente por ex-membros da Igreja Metodista Unida.
A Igreja Metodista Global, em contraste com as crenças da SBC, afirma e ordena mulheres como pastoras. O anúncio dessa parceria revela uma disposição da GuideStone em fazer negócios com igrejas que discordam das crenças da SBC.
A SBC, que recentemente aprovou uma emenda constitucional proibindo igrejas membros de terem mulheres em qualquer função pastoral, expulsou várias igrejas em 2023 por terem mulheres pastoras. No entanto, a GuideStone continuará a trabalhar com igrejas que não estejam em conformidade com essa emenda.
O presidente da GuideStone, D. Hance Dilbeck Jr., ressaltou que a emenda constitucional se aplica apenas às igrejas da SBC e não àquelas fora da denominação. Ele afirmou que a GuideStone confia na decisão final da SBC e respeitará a vontade da Convenção.
Essa notícia marca um momento significativo, pois uma entidade da SBC se envolve em negócios com uma denominação que desafia suas crenças sobre os papéis de gênero no ministério pastoral. O movimento também levanta questões sobre como outras denominações podem colaborar em questões teológicas e práticas, mesmo quando há divergências substanciais em suas doutrinas.
Com informações ChurchLeaders