Durante a realização da 47° reunião do Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE, os jovens conselheiros tocantinenses Gustavo Gama e Matheus Domingos ocuparam as cadeiras representando a região norte do Brasil no colegiado, que ao todo é representado por 40 jovens da sociedade civil e 20 ministérios. A reunião ocorreu entre os dias 16, 17 e 18 de julho, em Brasilia-DF.
O CONJUVE é um órgão que representa mais de 52 milhões de jovens brasileiros, junto ao governo federal. Após a eleição foi lançada a campanha “Conselho em rede”, uma política do Governo Federal de incentivo aos estados e municípios para criação de conselhos de juventude. O levantamento será feito através de um formulário disponibilizado no link https://goo.gl/forms/dnr3XU1hV23RcJEC. Com isto, o Conselho espera ampliar os espaços de participação e controle social voltados para as políticas públicas para os jovens. A ideia é fomentar a criação de novos conselhos em estados e municípios e fortalecer os já existentes.
No decorrer, a bancada do Estado do Maranhão apresentou ao plenário do CONJUVE requerimento de recomendação formal, que solicita ao governador do Maranhão, Flavio Dino a ativação do Conselho do Estado. O Conselheiro Gustavo Gama também solicitou a inclusão do Estado do Tocantins, que se encontra com o Conselho Estadual desativado.
Após aprovação das cartas de recomendação, foi lançado a campanha “PACTO PELA JUVENTUDE”, um documento formal, confeccionado por uma comissão especial, que teve como grupo temático o Meio Ambiente e Sustentabilidade, presidido pelo Conselheiro do Tocantins Gustavo Gama, que será apresentado aos candidatos presidenciáveis, governadores e senadores com o objetivo de firmarem um compromisso formal com os demandas dos mais de 52 milhões de jovens Brasileiros.
Para Gustavo Gama, o Pacto da Juventude é um instrumento necessário. “Temos que apresentar as políticas públicas de juventude para nossa classe política. No Tocantins, a maioria dos 139 municípios não sabem o que é política pública para a juventude, isso se repete na maioria dos nossos mandatários estaduais, no período de eleição, no qual estão consolidando suas bandeiras políticas. Nós vamos colocar a juventude na pauta, sentar com todos os candidatos à governo do Tocantins e propor que assine o pacto pela juventude.”
O Conselheiro também apresentou requerimento para criação da Comissão de Orçamento e Planejamento, responsável por criar o orçamento participativo para o próximo ano. Além disso, Gama foi eleito presidente da Comissão de Ética, Norma e Legislação do Conselho, sendo pela primeira vez que um tocantinense compõe o CONJUVE e preside uma comissão, fazendo assim parte da mesa ampliada da diretoria, centro das decisões institucional do Conselho.
A próxima reunião do CONJUVE está prevista para ocorrer em novembro, onde será feito um balanço do pacto pela juventude e o resultado da campanha de Conselhos em Rede.