Em Palmas-TO, as movimentações já iniciaram com vista às eleições municipais de 2024, ou seja, quem vai suceder a prefeita Cinthia Ribeiro.
O ex-prefeito Carlos Amastha (PSB) é um dos nomes mais naturais e com chances reais de ir para a disputa. Tem o seu legado e vai tentar reconstruir sua carreira política após vários erros/acertos durante a sua caminhada política. Habilidoso em algumas circunstância, Amastha é um forte concorrente.
Outro nome que desponta com naturalidade é o do deputado Júnior Geo (PSC), segundo colocado nas eleições de 2020. Ele possui um público cativo nas classes A e B que lhes acompanham desde de sua jornada como vereador da Capital. Ele é é um forte candidato natural nas eleições de 2024.
Janad Valcari, ex-presidente da Câmara de Palmas -TO e filiada no PL, já percorre os quatros cantos da Capital, formando alianças. Ela possui determinação e recursos próprios para o embate. Entretanto, muitos adversários já trabalham nos bastidores contra o projeto de Janad que é comandar o Paço Municipal.
Outro nome ventilado é do ex-prefeito de Palmas, Raul Filho. Apesar de ter conduzido a Capital, a cada ano que passa seu nome fica apenas na história. Tem perdido capilaridade política.
Deputado Federal eleito Filipe Martins (PL) e o vereador Eudes Assis (PSDB) já são citados nos bastidores como um dos nomes que poder ir para a disputa na Capital. Martins possui a força do mandato de deputado Federal e o apoio da instituição Madureira. Já o vereador Eudes Assis possui a bênção de seu ministério da AD Missão e o bom trânsito em diversos segmentos da Capital. É ex-secretário de Turismo de Palmas -TO.
Apesar dos nomes postos, quem possui a caneta e a chave do cofre é a prefeita Cinthia Ribeiro.