Congresso derruba veto sobre os psicólogos nas escolas; confira como fica

Congresso derruba veto sobre os psicólogos nas escolas; confira como fica

O veto do presidente Jair
Bolsonaro sobre à lei que obriga a atuação de profissionais de psicologia
e de serviço
social
nas escolas públicas, para atender aos estudantes da educação básica, foi derrubado nesta
quarta-feira (27),pelo Congresso
Nacional. Com a decisão, volta a valer o texto do ex-deputado José Carlos Elias
(PTB) aprovado pelo plenário da Câmara, no mês de setembro.

A nova norma será promulgada pela
Presidência da República e, se aprovada, o projeto deve entrar em vigor em
2020. Em outubro, o presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de
lei 3.688/2000. À época do debate, o presidente alegou que o projeto de lei
apresenta inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público.

Esta atitude trouxe à tona o
debate acerca da importância desses profissionais para a orientação de jovens
em formação, não só acadêmica, mas comportamental e moral. Segundo a pesquisa Nossa Escola em (Re) Construção, 74% dos
estudantes da educação
básica
“consideram importante” ter psicólogo na escola para
atendê-los.

Sabrina Filgueira, psicóloga, defende que o trabalho mútuo entre escolas, psicólogos e assistentes sociais tem papel fundamental no processo de prestar ajuda aos alunos. “Para isso, pode promover atividades dos mais diversos tipos que estimulem o vínculo, a troca de afeto e a expressão do sentimento, além de fazer com que alunos criem espaço de transparência e diálogo”, esclarece.

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Entre os principais benefícios da
atuação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas evidenciam-se:

– Ajudam a conhecer os alunos;

– Auxiliam no processo de aprendizagem;

– Valorizam as diferenças individuais;

– Resolvem os conflitos;

– Identificam contextos de violência;

– Ajudam no desenvolvimento dos professores;

– Identificam métodos de ensino mais eficazes;

– Cuidam da saúde mental de alunos e professores;

– Orientam e aconselham;

– Apresentam novos caminhos para os princípios de avaliação.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil