Da Redação JM Notícia
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro divulgou na última semana a lista das cidades brasileiras mais desenvolvidas utilizando como base os dados de 2016 do Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM).
Para definir as cidades mais desenvolvidas, a lista leva em consideração rês áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Todos os mais de cinco mil municípios brasileiros foram avaliados segundo este estudo do Sistema Firjan que acompanham anualmente o desenvolvimento das cidades.
Palmas ficou entre as dez capitais mais desenvolvidas do Brasil, liderando também o ranking regional sendo a única cidade do Norte do país a aparecer entre as primeiras cidades.
De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de um, maior o desenvolvimento da localidade.
Quando buscamos os principais municípios com desenvolvimento alto, conseguimos criar uma lista com dez cidades tocantinenses que tiveram notas maiores de sete. Confira:
- Palmas
- Paraíso do Tocantins
- Gurupi
- Araguaína
- Fortalezado Tabocão
- Cariri do Tocantins
- Porto Nacional
- Itaporã do Tocantins
- São Valério
- Caseara