Sob uma ordem judicial que alegou que o evento seria uma ameaça à segurança pública, a conferência Conservadorismo Nacional (NatCon) foi fechada nesta terça-feira (16) em Bruxelas, na Bélgica. As informações são da Gazeta do Povo.
De acordo com o informado, a polícia adentrou o local para cumprir a ordem quando o político britânico Nigel Farage, um dos principais responsáveis pela saída do Reino Unido da União Europeia, ainda discursava no palco. Farage é um dos fundadores do Partido da Independência do Reino Unido (UKIP) e comentarista político na TV britânica. “Qual é a aparência que vocês acham que isso tem para o resto do mundo?”, protestou Farage, que também comentou no palco que a intervenção é “monstruosa”.
O jornal The Telegraph teve acesso ao documento que a polícia portava. A ordem alegava que os discursos de Farage e Suella Braverman, ex-ministra britânica do Interior, poderiam levar à “desordem pública” ou exibir opiniões “racistas e homofóbicas”.
A conferência de conservadores já tinha sido realocada para outro espaço no último fim de semana por alegada “pressão política” do prefeito de Bruxelas.
Fonte e imagem: (AFP)