Foi autorizado pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, na manhã desta sexta-feira, 18, a realização do concurso da Polícia Civil. O certame vai ofertar 381 vagas, e segundo informou o Governo, o edital deve ser publicado ainda neste ano, com a previsão da realização das provas e demais etapas ainda no primeiro semestre de 2025.
Na ocasião, Barbosa também efetivou a renovação da frota da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO) em 210 veículos, que atenderão todos os 139 municípios tocantinenses.
“Com grande satisfação, estamos realizando os concursos para garantir cada vez mais tranquilidade jurídica aos nossos servidores e, sobretudo, sentimento de segurança para a população. Já fizemos concursos para a Polícia Militar, nesta semana, inclusive, anunciamos outro, a ser realizado em breve. Agora, avançamos com o concurso para a Polícia Civil, sendo que a nossa meta é atender todas as áreas do estado que necessitam”, disse o governador Wanderlei Barbosa.
Cargos
O total de vagas (381) será distribuído em:
154 vagas para o cargo de agente de polícia e 16 para cadastro de reserva;
98 vagas para escrivão de polícia e 16 para cadastro de reserva;
60 vagas para delegado de polícia e nove para cadastro de reserva; oito vagas para agente de necrotomia e dois de cadastro de reserva;
21 para papiloscopistas e oito de cadastro de reserva; e 40 para peritos oficiais e 20 de cadastro de reserva.
“Agora, com o concurso autorizado, vamos encaminhar para a Secad [Secretaria de Estado da Administração] realizar as questões legais do edital, que deverá ser publicado em 30 dias. Após isso, acreditamos que a realização da prova e demais etapas devem ocorrer ainda no primeiro semestre de 2025”, ressaltou o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira.
Saiba + Fundação Getúlio Vargas será a banca organizadora do concurso da PMTO