Presença Digital
O conceito de presença digital é relativamente recente mas tem vindo a ganhar um peso e uma dimensão cada vez maiores, à medida que vamos assistindo à digitalização crescente do comércio e da própria vida em sociedade.
A expressão designa o conjunto de participações de uma pessoa, empresa ou outra entidade nas mais diversas plataformas digitais e redes sociais online ou em qualquer blog gratuito que devem elencar um conjunto de traços definidores de uma personalidade ou estilo de comunicação próprios.
Neste artigo falaremos do caso concreto das empresas ou marcas, cuja presença online se deve dedicar a melhorar o desempenho do respectivo negócio.
Onde Estar?
Em primeiro lugar, é fundamental que uma marca saiba em que plataformas estar para comunicar com os seus clientes e a quais dar prioridade. Para tal, é necessário ter bem definido seu perfil de cliente, o tipo de produtos e serviços que oferece e o estilo de comunicação que quer implementar, para que possa escolher as plataformas online e as redes sociais mais condizentes com este perfil.
Na definição do perfil do cliente convém ter em atenção as suas características pessoais. Num exemplo clássico, se um negócio se dirigir a um público mais jovem, deverá apostar mais na comunicação por Instagram, que é maioritariamente utilizado por um público de faixas etárias mais novas; pelo contrário, se se dirigir a um público mais maduro, o Facebook, mais utilizado por internautas mais velhos, será uma melhor opção.
Numa outra vertente, é também necessário ter em conta o tipo de produto ou serviço que constitui o objeto de venda. Se a comunicação dos produtos exigir mais imagem e menos texto, a escolha deverá recair sobre o Instagram; caso exija o inverso, será uma excelente ideia apostar em plataformas como o Facebook, um blog gratuito e até mesmo o WhatsApp, dependendo dos casos em concreto.
Em qualquer uma das situações, porém, é fundamental para qualquer negócio, em qualquer segmento de mercado, dispor de um site onde possa expor livremente, sem quaisquer restrições no conteúdo, no estilo e na forma, não só os produtos e serviços que vende, mas também a filosofia e os princípios da marca.
Neste sentido, têm surgido nos últimos anos serviços de criação rápida e customizada de sites, que oferecem soluções de templates prontos a usar e que têm tornado o processo de criação muito mais simplificado, rápido e acessível. Agora todos o podem fazer, sem ser necessário qualquer recurso a conhecimentos de programação ou mesmo a um programador, que antigamente tinha de construir o site de raiz e cobrar uma exorbitância pelo serviço.
Como Melhorar a Presença Digital
A melhor forma de melhorar sua presença digital passa por um conjunto de ações com vista a tornar a comunicação com os clientes e com o mercado mais acutilante e envolvente.
Mais importante que tudo, a presença digital do seu negócio tem de ter um site com uma sólida plataforma de pagamentos que lhe permita vender os seus produtos. Sem uma boa página de checkout e métodos de pagamento adequados, tudo o resto fica obliterado por esta falha crítica em sua estratégia digital.
Depois, e como já referimos, é fundamental estar presente nas plataformas e redes sociais certas. Mas, além disso, importa também ter um certo cuidado com a qualidade da escrita, bem como dos conteúdos visuais, sejam elementos multimédia ou gráficos. Este cuidado visa conferir alguma credibilidade ao negócio através de uma imagem profissional e polida da informação constante no site.
Outro elemento essencial para melhorar a presença digital de seu negócio é a criação de uma voz e de um estilo de comunicação próprios. Perceber a quem se dirige o negócio e definir uma forma de comunicar com o público é essencial para vender a marca. Desta forma, os negócios devem adaptar a mensagem no tom e na forma para, consequentemente, obter melhor e maior receptividade junto dos potenciais consumidores.
Por fim, também a gestão do fluxo de informação e de conteúdo são bastante importantes. A marca deve encontrar um ritmo certo de divulgação que não seja nem demasiado insistente ao ponto de afastar os internautas interessados, nem tão baixo que faça com que a maioria destes não se lembre ou conheça sequer o negócio em questão. Este equilíbrio, nem sempre fácil de gerir, é outra das chaves para melhorar a sua presença digital.
Conclusão
Nesta matéria, estar apenas presente não é somente insuficiente como pode ser até contraproducente. Na verdade, estar demasiado presente é tão mau quanto estar ausente. É necessário um equilíbrio entre as diversas vertentes da sua presença digital e, sobretudo, a definição de uma voz e estilos de comunicação únicos, sempre em consonância com o cliente-tipo e o público-alvo.
Hoje em dia são várias as plataformas de comunicação que podem e devem ser aproveitadas pelo seu negócio para melhor chegar aos clientes e, por conseguinte, aumentar as suas vendas e os seus lucros. A presença digital de um negócio é hoje, na grande maioria dos casos, a principal promotora de receitas e de valor acrescentado de uma empresa e deve ser trabalhada regularmente.