Diante de tanta gente obtendo um bom lucro ao investir em algum projeto na web, é normal que você se pergunte como ganhar dinheiro na internet. Uma das alternativas mais eficientes para isso é, sem dúvida, a criação e a venda de produtos digitais.
Com tantas tecnologias e modernidades, você já deve ter ouvido falar produtos digitais. Mas afinal, o que são eles? Onde estão? E a pergunta principal: como você pode criar e vender um?
Pois então, os produtos digitais, que também podem ser chamados de infoprodutos, consistem em materiais de diferentes formatos que apresentam conteúdos sobre diversos tipos de assunto, destinados para públicos específicos.
Atualmente a internet é o meio mais procurado para sanar dúvidas, por isso não é de se surpreender os produtos digitais façam bastante sucesso.
Os produtos digitais e os seus diferentes formatos
Quem pretende empreender em algum segmento na web, é interessante saber que os produtos digitais se mostram eficientes aliados, pois demonstram um grande apelo de vendas. Veja a seguir alguns exemplos comuns de infoprodutos.
E-books
Eles também são conhecidos como livros digitais. A variedade de assuntos que eles podem abordar é imensa. Por exemplo, se você é um Contador experiente, poderá lançar um E-book contendo dicas importantes sobre a área.
A criação de um livro digital não é difícil. Para isso, você pode criar o conteúdo em um editor de texto – pode ser o Word, por exemplo – e transformá-lo no formato PDF.
A venda desse infoproduto pode ser feita em sites especializados em publicação digital. Um dos mais conhecidos nesse caso é a Amazon. Porém, é válido lembrar que é preciso elaborar um bom trabalho de divulgação para obter sucesso. Sendo assim, a divulgação pode ser por meio de um blog, um site e também as redes sociais.
Webnários
É uma palestra para várias pessoas, porém realizada via internet. Para isso, é necessário ter à disposição um computador e uma webcam.
Um webnário, na verdade, é como uma videoconferência. Ele é instantâneo, interativo e apresenta bom alcance. O Google Hangout é uma ferramenta muito eficiente para essa modalidade.
Para angariar lucro com a transmissão de um webnário, você pode criar hangouts no formato privado. Dessa maneira, apenas as pessoas que efetuaram o pagamento de uma determinada quantia poderão ter acesso.
Curso em vídeo-aulas
Ainda no assunto imagem e áudio, outro formato relevante de produto digital é a vídeo-aula. Um exemplo prático desse caso é uma pessoa perita em um instrumento musical criar vídeo-aulas mostrando técnicas e exercícios.
Ao investir nessa modalidade de curso em vídeo-aulas, será preciso providenciar um site para disponibilizar acesso restrito aos seus vídeos.
Audio-book
De acordo com o próprio nome, trata-se de um livro para ser ouvido. Ele é prático e o seu conteúdo pode ser oferecido em arquivos em MP3, que podem ser acessados em tablets, desktops e smartphones.
Ainda no formato áudio, outro produto digital muito interessante hoje em dia são os podcasts. Eles funcionam como um programa de rádio em que os seus ouvintes terão acesso a ele de forma paga.
E-magazine
É semelhante aos E-books, porém atuam mais como revistas eletrônicas e podem conter páginas bem elaboradas, que aliam texto, imagem e até mesmo alguns infográficos.
Infoprodutos de sucesso
Saber criar um produto digital é apenas parte do processo para você lucrar com um projeto na internet. É preciso também estipular um preço adequado para o seu infoproduto.
Nesse caso, na hora de precificar o produto digital é pertinente levar em consideração alguns aspectos importantes. Alguns deles são os gastos que você vai ter ao produzir o material, os preços que a concorrência oferece e também o perfil do seu público.
Além disso, há também todo o processo de divulgação. Lembre-se que hoje em dia, em que a internet agrega uma enorme quantidade de informação, sem um bom e planejado trabalho de divulgação, o seu infoproduto passará despercebido pelas pessoas.
Para vender o seu produto digital é importante ter um site ou um blog que farão parte da sua estratégia de divulgação. Há atualmente no mercado plataformas adequadas para a comercialização de infoprodutos. A Hotmart é uma delas.
Já a divulgação do seu produto digital pode ser feita com algumas ferramentas adequadas para isso, uma delas é o e-mail marketing. O Mailchimp, por exemplo, é uma ferramenta eficiente para criar e organizar o seu e-mail marketing.
As redes sociais também exercem papel importante para a divulgação do seu infoproduto. Elas facilitam o engajamento e a interatividade entre você e o seu público.
Conclusão
Se você investir em um projeto na internet, oportunidades não faltam. E como estamos em uma época em que as pessoas pesquisam por maneiras para sanar dúvidas e situações cotidianas, é aí que os infoprodutos entram em cena.
Portanto, encontre uma área que você tenha interesse e um bom conhecimento técnico e não perca tempo, invista em um produto digital.