A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), recebeu nesta quinta-feira (23) uma comissão de 12 líderes religiosos, que foram representando o segmento religioso da Capital. Os líderes foram pedir a prefeita Cinthia que flexibilize a realização de cultos na Capital, suspensos desde março por causa da pandemia do novo coronavírus.
Apesar do apelo dos líderes religiosos, a prefeita foi irredutível e disse que a possível liberação dos cultos ficaria para ser analisado na próxima semana. A gestora afirmou que a liberação ou não dos cultos será submetido ao Centro de Operações em Emergências de Saúde e o Comitê de Crise da Prefeitura.
+ A líderes religiosos, Cinthia Ribeiro pede unidade na luta contra o coronavírus
PASTOR COMENTA
O ex-presidente da OMEP-TO, apóstolo Gláucio Coraiola, afirmou ao JM Notícia que não tem motivo para comemorar a reunião entre Cinthia e os líderes religiosos, pois a gestora afirmou que a abertura de cultos religiosos não acontecerá nesta semana:
“Eu fiquei triste hoje de ver a prefeita de Palmas na presença de 12 príncipes (Pastores), todos que eu tenho grande respeito e ela dizer que não podia mexer no decreto que sai amanhã (24), para liberar os cultos, isto é um desrespeito à igreja e seus líderes, infelizmente não tenho motivos para comemorar, apenas agradecer o empenho deste valorosos homens de Deus, que levaram a palavra da igreja”.
“…Assim diz o SENHOR Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva;. “ (Ex 9.13) apóstolo Glaucio Coraiola, ex-presidente da OMEP-TO.
Participaram da reunião os pastores Mauro Stival, Amarildo Martins da Silva, Missionário Carlos Roberto, entre outros.
O JM Notícia entrou em contato com a prefeita Cinthia Ribeiro, mas as ligações não foram atendidas.
Cultos liberados
Em municípios maiores como Araguaína, Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins já foram liberados os cultos.
ERRATA PADRES: Havíamos postado acima que na reunião com a prefeita, houve a participação de padres, no entanto, nossa fonte se equivocou, e por meio desta, realizamos a devida correção.
Nota da Prefeitura
NOTA INFORMATIVA
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, recebeu nesta tarde de quinta-feira, 23, o Conselho de Pastores de Palmas. Em pauta, a apresentação à gestão municipal um documento de apoio ao Plano de Descontingenciamento. No documento além da proposta para o retorno dos cultos presenciais, o Conselho apresentou sugestões de medidas de adequações nos prédios das igrejas e atendimento aos fiéis para a participação nos cultos.
Na proposta apresentada, o conselho se compromete a levar aos fiéis (membresia) a necessidade da responsabilidade social para que as ações sejam implementadas.
Como já existe um plano de descongintenciamento pela gestão municipal, ficou acordado que, o documento será submetido ao COEs – Centro de Operações em Emergências de Saúde e o Comitê de Crise da Prefeitura para avaliação. Ainda, na próxima semana, o Conselho se comprometeu a se reunir com o COEs para deliberar a data para o retorno dos cultos.
Palmas, 23 de abril de 2020
Saiba + Governo do Pará proíbe realização de cultos religiosos