Da redação
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, esteve em Brasília – DF, nesta terça-feira, 27, representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) no encontro da Rede Acesso Mais Seguro (AMS). Desenvolvido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o programa tem o objetivo de prevenir e mitigar os efeitos da violência armada em serviços públicos. Atualmente, a iniciativa está implementada em cinco municípios (Duque de Caxias -RJ, Florianópolis -SC, Fortaleza -CE, Porto Alegre -RS, Rio de Janeiro -RJ) e a expectativa é pela ampliação, a partir de uma parceria entre FNP e CICV, que deve ser oficializada em outubro, durante a 76ª Reunião Geral da entidade municipalista.
Para Cinthia, que é vice-presidente de Relações Institucionais da FNP, a metodologia, que já treinou mais de 20 mil profissionais que atuam na prestação de serviços essenciais à população, tem “garantido bons resultados”. “É por isso que reitero essa cooperação bilateral que pode existir entre a FNP com a Cruz Vermelha, no sentido de que nós possamos também conseguir avançar em vários sentidos”, falou. Durante o evento, o prefeito de Vila Velha/ES, Max Filhou, assinou o acordo de parceria, aderindo ao programa.
Ainda no evento, que segue até quarta-feira, 28, representantes dos municípios que integram o programa apresentaram resultados, avanços e desafios vivenciados.
De acordo com dados do CICV, secretarias de Saúde e Educação de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Duque de Caxias registraram uma redução média de 40% nos fechamentos de suas estruturas, em 2018. Esse dado aponta que o AMS pode contribuir para o cumprimento, do Brasil, de, pelo menos, cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
Objetivo 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
Objetivo 8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos:
Objetivo 16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
Objetivo 17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
“O CICV, embora não fazendo parte da Agenda 2030, tem defendido na sua interlocução com atores-chave o nexo positivo entre a ação humanitária e as ações de desenvolvimento, e entende que o trabalho humanitário tem um impacto no que é a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou pelo menos o de evitar uma regressão deles”, declarou a diretora Adjunta de Operações do Comitê, Mary Werntz.
Nesse sentido, a prefeita de Palmas destacou o projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, coordenado pela Fundação Abrinq, do qual a FNP é parceira. “O objetivo é que os municípios possam elaborar, em seus instrumentos de gestão, bases aonde possamos avançar nos ODS, contribuindo para que possamos alcançar todas as metas. Saiba mais aqui.
Acesso Mais Seguro (AMS)
É uma metodologia que pode ajudar instituições como os serviços de Saúde, Educação e Assistência Social e os seus profissionais a reduzirem e mitigarem os riscos que podem correr em contextos delicados e inseguros. O Marco para um Acesso Mais Seguro propõe uma série de ações e medidas para preparar e responder aos desafios e prioridades específicos do contexto, a partir da avaliação permanente de risco e do estabelecimento de medidas e procedimentos que reduzam esses riscos no seu dia a dia. Conheça.
“Nós, enquanto gestores, enfrentamos esse desafio de trazer a segurança para dentro dos nossos equipamentos públicos e garantir que nossos atendimentos na Saúde, Educação e Serviço social tenham qualidade tanto para o servidor público quanto para as pessoas que procuram os atendimentos”, concluiu a prefeita Cinthia.