Em visita técnica ao Projeto de Assentamento (P.A) Entre Rios, próximo ao distrito de Buritirana, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) ouviu as demandas dos produtores familiares e anunciou novas parcerias para o homem do campo como a abertura de crédito no Banco do Povo no valor de até R$ 10 mil, para a melhoria dos seus negócios.
O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), que apresentou os números obtidos por meio dos programas ‘Melhor Caminho’, ‘Chão Produtivo e ‘Calcário’, e contou também com a presença de vereadores.
A força da mulher na agricultura familiar foi destaque com as histórias das produtoras Genesi Soares, 58 anos, e Jamira Esmeralda Domingues, que cuidam sozinha de suas chácaras cultivando mandioca, cana, cupuaçu, cacau e milho, ainda criam porco, galinha e algumas cabeças de gados. As produções dessas duas mulheres como as de muitos agricultores familiares de Palmas abastecem os mercados e feiras, e chegam a mesa do palmense.
Genesi Soares, que também é tesoureira da Associação de chacareiros do P.A. Entre Rios, após o divórcio foi morar no assentamento e toca sua produção sozinha há 6 anos. “Durante todo esse tempo nunca vi um prefeito aqui para ouvir nossas demandas. Esse será o meu primeiro ano que serei beneficiada com o programa ‘Chão Produtivo’, já fiz o meu projeto”.
Em sua fala, a prefeita destacou que sua gestão trabalha para atender pessoas que precisam, como a dona Genesi. “A cada ano estamos expandindo os atendimentos com o programa Chão Produtivo, levando maquinário aqueles que não tem condições de pagar e calcário para aumentar a produtividade. Nossas estradas vicinais também foram recuperada e, mesmo não sendo competência do Município, estamos abrindo em breve a licitação para abertura de poços artesianos, para que não falte água para os nossos produtores. E nossa grande novidade é a abertura de crédito especial para os produtores familiares no Banco do Povo”.
Outra novidade levada aos moradores do assentamento foi a ampliação da unidade de saúde de Taquaruçu, que com a conclusão da obra prevista para o início do próximo ano os moradores, tanto de Taquaruçu quanto de Buritirana e toda a sua Zona Rural, não precisarão mais procurar a unidade de Taquaralto
O titular da Seder, Roberto Sahium destacou que as terras do assentamento são as melhores do Município para o cultivo. “Aqui tem homens e mulheres que dão respostas significativa ao investimento que o Município faz ao seus produtores, prova é que Palmas é o 4° maior Município produtor do Estado, e isso graças a economia familiar, que devido a boa logística abastece os mercados e feiras”.
Na oportunidade cada presidente de associação rural na proximidades do P.A. Entre Rios levou suas demandas, a exemplo de abertura de poços artesianos, maior destino de emendas parlamentar aos programas rurais, atendimento de enfermeiros na região, mais horas de tratores, término da casa de farinha. O presidente do P.A Entre Rios, Valdecir Abadia, entregou a prefeita um ofício apresentando as demandas e disse: “Aqui no assentamento nós temos união, prova é essa quantidade de gente aqui. Entrego esse ofício com as demandas e peço aos vereadores presentes para que destinem mais emendas para que o homem do campo possa trabalhar”. Após receber o ofício a prefeita Cinthia Ribeiro pediu que o presidente elencasse 5 demandas que julgasse mais urgentes, para que a gestão pudesse atender em prioridade, as demais iriam ser atendidas conforme planejamento.
O secretário da Seder, Roberto Sahium, ainda reforçou que os programas ‘Melhor Caminho’, ‘Calcário e ‘Chão Produtivo’ buscam auxiliar o pequeno produtor com a manutenção e melhoramento de suas propriedades rurais, seja por meio de orientação especializada e acompanhamento dos resultados, e até mesmo no fornecimento de insumos.
Programa ‘Melhor Caminho’
Para melhorar a logística de escoação de produtos da agricultura família e garantir que o acesso dos filhos dos produtores as escolas, o programa ‘Melhor Caminho’ viabiliza a recuperação dos 4.500 km de estradas vicinais da Zona Rural de Palmas. A recuperação é feita anualmente, e por vezes, quando necessário, um mesmo trecho recebe o maquinário por mais de uma vez. Com recursos próprios, a Prefeitura de Palmas aplicou de 2018 até o momento um montante de R$ 5 milhões.
Programa ‘Calcário’
Por meio deste programa, os produtores rurais recebem o calcário, insumo necessário para correção do PH do solo com a diminuição da acidez, permitindo a absorção de elementos químicos necessários para o desenvolvimento das plantas. Ao todo, 329 famílias receberam o benefício.
Programa ‘Chão Produtivo’
Criado com o objetivo de fortalecer os produtores rurais da agricultura familiar com assistência técnica e extensão rural coletiva e de qualidade, o programa ‘Chão Produtivo’ já melhorou a vida de 700 famílias. A assistência é feita a partir de chamado livre, ou seja, cada interessado busca a gestão e elabora projeto produtivo para apresentar suas necessidades. Nesse ponto, os técnicos da Seder analisam o que pode ser atendido.
A assistência técnica aos produtores rurais consiste em orientação sobre adubação, a cultura mais adequada a ser plantada no local, espaçamento, que é a distância entre uma planta a outra, fornecimento de calcário, que serve para correção do solo, e maquinário para o plantio. A equipe também acompanha o plantio, desenvolvimento e colheita da safra.